Como escolher a variedade de soja adequada?
30/09/2019 - 11:30:07
Redação C7 Comunicação
O Brasil é o segundo maior produtor de soja no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Este é o grão mais cultivado no nosso país, com área estimada para a safra 2018/19 de 35,8 milhões de hectares.
O engenheiro agrônomo, responsável pelo Centro Tecnológico Cocari (CTC), Dr. João Batista Gonçalves Dias da Silva, ressalta que o grão também é de grande importância para a Cocari. “O incremento de adoção de tecnologias e, consequentemente, o aumento de produtividade por nossos cooperados vem ocorrendo gradativamente”, pontuou.
O engenheiro agrônomo sinaliza também que a escolha das variedades adaptadas para nossa região e adequadas para altas produtividades determina o aumento significativo na produção dos cooperados. “O plantio de variedades pouco adaptadas, com pouca expressão em produtividade, pode trazer perdas de rendimento e menor recebimento da produção”, alerta.
A adoção de novas tecnologias, principalmente no tocante aos genótipos de soja para o plantio em nosso ambiente, a escolha da variedade certa, é o caminho seguro para o crescimento vertical dos negócios da Cocari e seus associados. Por este motivo, a cooperativa investe em experimentos que auxiliam o produtor na escolha adequada da variedade para cada região.
O plantio dos experimentos foi realizado nos dias 25 de setembro em Itambé-PR, 3 de outubro no CTC, em Mandaguari-PR, e 22 de outubro em Marilândia do Sul-PR. O espaçamento utilizado foi de 0,45 m entrelinhas, além da adubação de 320 kg/ha do formulado 02-20-18.
Nesse trabalho, foi avaliado o desempenho agronômico de 30 variedades de soja para nossa região. A estiagem no mês de dezembro e janeiro, conforme a região, afetou o desempenho das variedades, principalmente as mais precoces.
Algumas variedades avaliadas ainda não têm semente disponível no mercado. Foi aplicado um teste estatístico para comparar e diferenciar as variedades. A letra ao lado do valor de produtividade indica quais pertencem ao mesmo grupo, dados de produtividade com letras iguais não diferem entre si.
