WebMail  

Aluna participante do Cooperjovem é autora de redação premiada

21/08/2019 - 11:23:53  Cocari
Redação da C7 Comunicação


Motivo de orgulho para a Cocari, a aluna Emily Ferrari de Oliveira, do 4º ano B, da Escola Municipal Walter Antunes Pereira, em Mandaguari-PR, é uma das participantes do Programa Cooperjovem pela cooperativa, e teve sua redação “A Fábula da Cooperação” premiada na categoria que avalia textos de estudantes do 4° e 5° ano do ensino fundamental. A iniciativa insere o cooperativismo no currículo escolar, difundindo os princípios e valores da cooperação. O tema da edição deste ano foi “Por que o Programa Cooperjovem merece o Oscar da Educação?”. 


O Cooperjovem tem o objetivo de difundir princípios, valores e ajudar a formar cidadãos conscientes e solidários, além de prever a capacitação de profissionais da área de educação. As atividades do Programa Cooperjovem, desenvolvido em parceria com o Sescoop/PR, são publicadas anualmente na Revista Vida Cooperativa, que é lançada durante o Encontro Interestadual, com mostras do resultado do trabalho na educação cooperativa.


Os professores têm papel fundamental para a realização do programa. Na sala de aula, são eles que levam o conteúdo até os alunos, fazendo com que compreendam a importância de conceitos inerentes ao cooperativismo, como: trabalho em equipe, solidariedade, autonomia e responsabilidade. 


O Cooperjovem é um programa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e que atualmente propicia o ensino da cooperação para quase 300 mil estudantes, de Norte a Sul do país. 


No Paraná, já abrange 370 escolas de 68 municípios. A iniciativa proporciona a mais de 1.700 educadores a vivência do trabalho coletivo e a identificação de práticas educacionais pautadas na cultura da cooperação. Com isso, mais de 31 mil alunos paranaenses do Ensino Fundamental recebem uma formação baseada na filosofia da cooperação.


 


Categorias


Neste ano, o concurso contou com 20 cooperativas paranaenses parceiras. A lista dos alunos vencedores foi divulgada pelo Sescoop/PR no dia 30 de julho. Ao todo, 56 redações foram inscritas na primeira categoria (alunos do 4° e 5° ano do ensino fundamental) e 18 redações na segunda categoria (estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental). 


Os três alunos vencedores de cada categoria serão premiados nos dias 4 e 5 de setembro, em evento no Sesc Caiobá, com uma programação especial para estudantes e professores. Para Emily, entretanto, o mais importante não é o prêmio. “Eu me sinto muito surpresa e feliz, mas a melhor parte do Cooperjovem é poder ajudar a mudar o mundo”, afirmou.


 


Confira a redação de Emily na íntegra:


A Fábula da Cooperação


Num dia de sol, na colmeia as abelhas estavam tendo o maior trabalho para fazer seu mel.


Logo à tarde, no formigueiro as formigas estavam saindo para pegar folhas para o jantar e encontraram as suas amigas abelhas.


Uma formiga falou:


– Vocês estão pegando néctar?


– Sim, claro.


– Quer ajudar? Disse a formiga.


Muito alegres, as abelhas aceitaram a ajuda das formigas.


E o trabalho ficou bem mais fácil com a cooperação de todos.


À noite na colmeia, que também estava cheia de formigas, os insetos perceberam que tinha um passarinho precisando de ajuda.


A abelha, então, levou um pouco de mel para o passarinho que estava com as asinhas encharcadas e com a garganta seca.


O passarinho agradeceu:


– Obrigado por me dar um pouco de mel…


A abelha respondeu:


– Não precisa agradecer.


Essa fábula teve um final feliz porque um cooperou com o outro. Por isso o cooperativismo é importante, assim como o Programa Cooperjovem. Educar também é cooperar e podemos aprender isso na escola. Então o Cooperjovem merece sim o Oscar da Educação.


 



 
COOPERATIVISMO IMPRENSA
 
RECURSOS HUMANOS CONTATO
 
 
COCARI
COCARI - Cooperativa Agropecuária e Industrial
Rua Lord Lovat, 420 - Jardim Esplanada
CEP: 86975-000 - Mandaguari - PR
Fone: (44)3233-8800
Entre em contato conosco
Copyright © 2015 COCARI - Todos os direitos reservados