SEJA BEM VINDO À PÁGINA DA OUVIDORIA

Bem vindo à Cocari - Sempre ao lado das famílias do agro.

shop first image
     
 

Bem-vindo à Ouvidoria Cocari

A Ouvidoria é uma área formalmente constituída na estrutura da Cocari, visando contribuir para a construção da imagem e da reputação da Cooperativa, por meio de um sistema direto, legítimo e exclusivo de relacionamento com o Cooperado, colaborador, fornecedor ou parte interessada, destinado a receber e dar tratativas às reclamações, informações, sugestões e elogios. Também podem acessar a OUVIDORIA para DENUNCIAR o descumprimento de deveres e princípios.

É viabilizar os direitos dos cooperados e demais partes interessadas à livre expressão, estimulando o diálogo e garantindo ao manifestante ter a sua demanda efetivamente considerada e tratada, à luz dos seus direitos estatutários e legais e de acordo com os princípios da Cocari.

A organização e o funcionamento da Ouvidoria devem observar os seguintes princípios:

Defesa dos direitos dos manifestantes;
Sigilo das informações e dos fatos;
Imparcialidade no tratamento das manifestações;
Agilidade no tratamento das manifestações;
Acolhimento humanizado nas relações com os manifestantes.

O que a Ouvidoria FAZ:
Recebe, examina e encaminha às áreas competentes as demandas dos manifestantes relacionadas à Cocari;
Realizar a mediação administrativa e promover o diálogo entre o manifestante e as áreas, na tentativa de solução conjunta e resposta ao manifestante dentro do prazo estabelecido;
Mantem o manifestante informado sobre o andamento e o resultado de suas manifestações;
Cobra respostas das áreas a respeito das manifestações a elas encaminhadas e leva ao conhecimento dos superiores os eventuais descumprimentos;
Registra as manifestações recebidas, categoriza, organiza e produz relatórios e indicadores sobre o desempenho do Departamento e da Cocari;
Promover a divulgação da Ouvidoria, sua missão e suas atividades, com o fim de facilitar o acesso dos manifestantes à Ouvidoria e aos serviços oferecidos pelo Departamento.

O controle das manifestações é realizado pelo “Sistema - Ouvidoria Cocari”, por meio de um protocolo gerado automaticamente, permitindo o acompanhamento da situação pelo manifestante.
A averiguação da manifestação e envio da resposta ao manifestante ocorre em no máximo 30 dias úteis após o recebimento pela Ouvidoria, salvo casos excepcionais em que se julgar necessário estender o prazo para eficácia do processo investigativo.
A gestão dos processos da Ouvidoria é de exclusiva responsabilidade do Setor de Ouvidoria da Cocari, com autonomia e imparcialidade, de forma confidencial e livre de represálias ou retaliações, amparado nos princípios éticos, morais e profissionais, respeitando sempre o direito do denunciante e do denunciado.
Todas as manifestações são tratadas com sigilo absoluto.
Ao final do processo o manifestante pode responder uma pesquisa de satisfação para avaliar o atendimento recebido.

A relação entre a OUVIDORIA e o manifestante é pautada em princípios éticos, além da confidencialidade, transparência e respeito aos direitos individuais, assegurando o anonimato.
Desta forma, o manifestante pode escolher o tipo de contato com a Ouvidoria:

Aberta (Identificado): Seus dados ficarão disponíveis durante a tramitação da ocorrência, permitindo maior agilidade na apuração dos fatos.
Sigilosa: Seus dados ficarão disponíveis somente para a Ouvidoria, mantendo-se sigilo durante a tramitação da ocorrência.
Anônima: Não há necessidade de identificação do manifestante, entretanto este tipo de ocorrência pode dificultar ou mesmo inviabilizar a apuração dos fatos.

É extremamente importante que no momento da abertura da manifestação, seja descrito com maior número de detalhes possíveis o fato ocorrido, informando: data, local, nome dos envolvidos, endereços, anexar documentos comprobatórios dos fatos alegados na manifestação, etc.
A Ouvidoria poderá em sendo o caso, solicitar que o manifestante complemente as informações descritas na manifestação, contribuindo assim para o sucesso do processo investigativo. Portanto, o manifestante deve acompanhar com frequência como está o andamento da manifestação, por meio do número de protocolo gerado automaticamente no momento da abertura.

Quem pode entrar em contato com a Ouvidoria?
O Canal de Denúncias (OUVIDORIA) está aberto para toda e qualquer pessoa física ou jurídica, tais como: cooperados, colaboradores, fornecedores, clientes e a sociedade.

Tenho receio de realizar uma denúncia e sofrer retaliação.
Independente das denúncias serem identificadas ou anônimas, são adotados mecanismos na extensão do permitido pela Lei, para proteger a confidencialidade de qualquer denunciante de boa-fé, não admitindo qualquer tipo de retaliação contra qualquer pessoa que apresente uma denúncia.

Qual o prazo de resposta da Ouvidoria?
A averiguação da manifestação e envio da resposta ao manifestante ocorre em no máximo 30 dias úteis após o recebimento pela Ouvidoria, salvo casos excepcionais em que se julgar necessário estender o prazo para eficácia do processo investigativo.

Posso registrar uma manifestação por telefone, e-mail ou por outros meios que não seja o canal oficial de denúncias disponível no site da Cocari?
Sim.
Atendimento presencial na Ouvidoria
Atendimento telefônico pela Ouvidoria 0800 648 0317
WhatsApp 44 99980-0077 (somente para mensagens, imagens, áudios e vídeos).

Como acompanhar o tratamento da minha manifestação?
Sim. Na forma presencial, 0800 648 0317 ou WhatsApp 44 99980-0077 (somente para mensagens, imagens, áudios e vídeos, será fornecido o número do protocolo. Pelo site é gerado um número de protocolo.
A forma de acompanhamento para as diversas formas de registro é feita através do site https://www.cocari.com.br/ouvidoria.