No dia 27 de março, um momento especial marcou o início de uma nova jornada para 30 mulheres ligadas à Liderança Feminina da Cocari, com o lançamento do Programa de Desenvolvimento de Mulheres. O evento reuniu participantes e convidados para celebrar esse novo passo em direção ao conhecimento, à maior valorização da mulher e ao fortalecimento do cooperativismo.
Um programa transformador
Com duração de dois anos, o programa é realizado em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), conta com o apoio do Sescoop/PR e foi pensado especialmente para cooperadas, esposas e filhas de cooperados.
Ao longo desse período, as participantes terão acesso a uma formação completa composta por 16 módulos, abordando temas como Cooperativismo, Sucessão Familiar e Empreendedorismo. "Esse programa é uma oportunidade incrível para as mulheres se desenvolverem e se tornarem protagonistas em suas propriedades e na cooperativa", afirma Hugo Carnelossi, supervisor de Cooperativismo da Cocari.
Espaço de troca e reflexão
Mais do que aulas, a iniciativa cria um espaço de troca, reflexão e construção conjunta. As participantes terão a chance de compartilhar experiências e aprender umas com as outras, fortalecendo laços e criando uma rede de apoio.
Ao final do curso, em 2026, elas apresentarão um trabalho de conclusão, demonstrando, na prática, como o conhecimento adquirido pode gerar impacto dentro e fora da propriedade rural.
Investindo no futuro
O lançamento do programa foi marcado por expectativas e a certeza de que investir em mulheres é investir no futuro das famílias, da Cocari e do cooperativismo. "Estamos comprometidos em criar oportunidades e promover o protagonismo feminino no campo. Acreditamos que, ao empoderar as mulheres, estamos contribuindo para termos o agronegócio, o cooperativismo e ala feminina mais fortes”, conclui Hugo.
O início das atividades da Liderança Feminina da Cocari é mais um importante capítulo na história da cooperativa, reforçando seu compromisso em criar oportunidades e promover o protagonismo feminino no campo.