Comemorado em 24 de abril, o Dia Internacional do Jovem Aprendiz é uma data que visa conscientizar sobre a importância de oferecer oportunidades de trabalho seguras e qualificadas para a juventude. Mais do que comemorar a data, é essencial reconhecer o papel dos jovens no mercado de trabalho e fortalecer à contratação de pessoas para a aquisição de formação e experiência.
No Brasil, os programas de estágio e aprendizagem são as principais portas de entrada para o mundo do trabalho, regidos pela Nova Lei do Estágio e pela Lei da Aprendizagem. A Cocari, em apoio à formação e inclusão dos jovens, implementa desde 2006 o Programa Jovem Aprendiz Cooperativo, desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Desde então, 516 aprendizes já passaram pela cooperativa, adquirindo experiência e conhecimento valiosos.
Trilha de desenvolvimento
A inscrição no Programa Jovem Aprendiz da Cocari é realizada por meio de indicações de escolas públicas do município, considerando a frequência escolar, notas e comportamento dos alunos. Após essa etapa, os candidatos passam por um processo seletivo. O programa tem duração de 1 ano e 4 meses, durante o qual os jovens recebem formação teórica em Administração e experiência prática nas diversas áreas da cooperativa.
Dayane Xavier, analista de Recursos Humanos da Cocari, destaca a importância do programa: "Além do curso intensivo, oferecemos uma Trilha de Desenvolvimento, na qual os jovens participam de treinamentos de autoconhecimento, comunicação, trabalho em equipe, postura profissional, autorresponsabilidade e empregabilidade. Isso visa aprimorar seu conhecimento e crescimento dentro da cooperativa”, explica. Os temas abordados capacitam os jovens, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho.
Desenvolvimento mútuo
O programa estabelece uma relação de desenvolvimento mútuo entre a Cocari e os jovens aprendizes. "A cooperativa está disposta a desenvolver os aprendizes, e os jovens demonstram interesse em seu próprio crescimento", afirma Dayane. Atualmente, 55 participantes integram a turma de jovens aprendizes da Cocari. Ao final do programa, eles saem com uma formação sólida, conhecendo a cultura cooperativista e as atividades da organização, além de terem a chance de uma efetivação. Entre os jovens que já passaram pela cooperativa, mais de 100 já foram efetivados.
O ambiente cooperativista proporciona aos jovens a prática da cooperação e o aprimoramento de suas relações pessoais e profissionais, resultando em um ganho para suas vidas. "Para a cooperativa, é um grande benefício continuar com um jovem que esteve conosco durante todo o processo. Embora nem sempre tenhamos vagas disponíveis ao final do programa, sempre que surgem oportunidades, consideramos esses jovens. Orientamos que eles também entrem em contato conosco para explorar futuras possibilidades", acrescenta Dayane.
Neste Dia do Jovem Trabalhador, a Cocari reafirma a valorização dos jovens, contribuindo com a formação e inclusão no mercado de trabalho. Por meio do Programa Jovem Aprendiz, a cooperativa capacita os jovens, e investe no futuro do cooperativismo, promovendo um ambiente de aprendizado e crescimento.