Em 24 abril é comemorado o Dia Internacional do Milho, data que homenageia a relevância desse cereal na alimentação e na economia brasileira. Com o crescente aumento da população mundial, que já ultrapassa 8 bilhões de pessoas, a necessidade de uma produção agropecuária sustentável se torna cada vez mais urgente. O milho, como um dos principais grãos cultivados no Brasil, desempenha um papel fundamental na segurança alimentar mundial.
Milho na alimentação e na pecuária
Frederico Ozanan Machado Durães, Chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, destaca a importância do milho na vida da sociedade moderna: "O milho é alimento e energia, absolutamente necessário, especialmente em um mundo onde cerca de 60% da população vive em áreas urbanas. Ele é utilizado diretamente na alimentação humana e na produção de proteína animal, como carne e leite de bovinos, carne e ovos de aves, suínos e peixes." Essa versatilidade do milho o torna um componente essencial na culinária nacional, com diversas formas de consumo, como milho-verde, milho-doce e milho-pipoca.
O Brasil é o segundo maior produtor de milho do mundo. A estimativa para a produção do grão em 2025 é de 120,6 milhões de toneladas, crescimento de 5,1% em relação ao ano de 2024, justificado pelo aumento do rendimento médio de 4,5% (5 613 kg/ha).
Produtor de milho na Cocari
Na Cocari, os produtores de milho recebem orientações para o bom planejamento e manejo fitossanitário adequado, visando proteger a lavoura e potencializar os resultados da safra.
As orientações do Departamento Técnico (Detec) da Cocari incluem apresentação de cultivares com resistência a pragas e doenças, além de características que favorecem rentabilidade do produtor.
Neste Dia do Milho, a Cocari celebra a importância desse cereal na alimentação e na economia brasileira, e parabeniza todos os produtores que, com dedicação e esforço, contribuem para a produção desse cereal essencial, reforçando o apoio ao disseminar tecnologia, conhecimento e práticas que promovam uma produção cada vez mais eficiente.