WebMail  

Pessoas que inspiram: O caráter, a família e a carreira de Luiz Carlos da Silva.

01/07/2019 - 15:59:55  Cocari
Redação da C7 Comunicação


Pessoas que inspiram - Honestidade e alegria: O caráter, a família e a carreira de Luiz Carlos da Silva, encarregado de contas a pagar da Cocari


 



Aos 50 anos de idade, Luiz Carlos da Silva se orgulha da linda família, do trabalho, da vida religiosa e desfruta de estabilidade, alegria e afeto. A trajetória até aqui, entretanto, teve percalços que fazem de Luiz uma pessoa ainda mais honesta, feliz e inspiradora. 


Nascido em Bom Sucesso, no Paraná, Luiz é filho de Sebastião Francisco da Silva, já falecido, e de Dionília de Oliveira da Silva, hoje com 70 anos de idade. “Meu pai é meu grande herói. Ele, que era de poucas palavras, transmitiu muitos ensinamentos”, reconhece o filho.


Com uma infância difícil, Luiz conta como o trabalho ganhou tanto espaço em sua vida. “Não é fácil ter cinco irmãos. Só meu pai trabalhava fora e minha mãe precisava cuidar de todos nós, então era uma vida bem difícil”, afirma. E foi a partir da dificuldade, que Luiz, então menino, começou a dedicar-se ao trabalho. 


“Nós sabíamos que precisávamos fazer algo para ajudar, minha mãe me incentivava a trabalhar vendendo sorvetes. Então eu estudava de manhã e trabalhava durante  as tardes”, relembra. 


Para Luiz, o incentivo ao trabalho desde muito cedo foi fundamental na formação de seu caráter. “Se os pais incentivam seus filhos a trabalharem desde cedo, eles aprendem e certamente evoluem”, opina.


A entrada de Luiz Carlos na Cocari se deu por meio da antiga Guarda-Mirim. “Eu preenchi uma ficha de cadastro e comecei a trabalhar em uma livraria, onde fiquei por dois meses”, destaca. Assim, em junho de 1982, uma nova oportunidade surgiu e Luiz passou a fazer parte da Cocari no setor de Armazenagem de Cereais, onde ficou por pouco mais de um ano. “Depois, eu passei a entregar correspondências na Diretoria. Também fui Office boy em outros setores”, recorda. 


Ele se lembra com carinho de pessoas que, durante sua carreira, lhe deram conselhos e o direcionaram nas atividades da cooperativa. “Me diziam para não ficar parado e isso me inspirou a começar a treinar datilografia, fazer cheques, colher assinaturas”, conta. 


No início da carreira na Cocari, o jovem Luiz recebia meio salário mínimo e conta que, com esse dinheiro, conseguiu comprar uma casa, onde a mãe vive até hoje. 


O bom trabalho desempenhado por ele na cooperativa foi reconhecido, em 1987, com a efetivação. Esse momento importante na vida profissional de Luiz coincidiu com uma notícia que mudaria toda a sua vida pessoal: “Dois ou três meses depois da efetivação, com 18 anos de idade, eu descobri que minha namorada estava grávida”, revela. 


Depois da notícia, veio a decisão do casamento com Cristina Márcia Lopes da Silva, sua companheira há 32 anos. Luiz começou, então, a família que lhe traria tanto orgulho.  “Em janeiro de 1988 eu me casei e, nesse dia, a Cocari passou do manual para a informatização. Algumas pessoas, inclusive, não puderam ir ao casamento por conta dessa mudança”, ressalta. 


O desafio de ser um pai tão jovem não desencorajou Luiz. “O meu maior desafio foi ser pai, mas, ao mesmo tempo, sou grato pelo desenrolar de tudo na minha vida, cresci muito com isso”, conta o pai orgulhoso. Para ele, a responsabilidade de ser pai é algo que sempre o acompanhará. “Ser pai é uma coisa para a vida toda, é preciso dar atenção e carinho, passar tudo o que você aprendeu para eles. Você tem que ser pai todos os dias, é para a vida toda”, diz o pai que sempre esteve presente.


Apesar das dificuldades iniciais, o casamento e a família prosperariam, a partir do nascimento da filha, Jéssica Caroline. “Às quatro horas da manhã, quando a Jéssica nasceu, eu fui na porta do meu compadre anunciar o nascimento da minha filha”, conta, rindo ao resgatar a situação na memória.


Hoje Luiz e Cristina têm dois filhos, Jéssica Caroline e Luiz Guilherme Lopes, e dois netos,  Felipe Gabriel, de 9 anos, e Davi Alexandre, de 5 anos. “Eu não mudaria nada na minha vida! Sou feliz do jeito que eu sou. Tenho filhos abençoados, uma esposa que eu só posso elogiar, não há nada que eu queira mudar”, afirma, realizado. 


A partir de 1999, com a vinda de Vilmar Sebold para a Cocari, as portas começaram a se abrir para a cooperativa e, Luiz Carlos se recorda que, também a partir desse momento, a coperativa passou a investir mais em oportunidades para seus colaboradores. “Foi assim que eu fiz minha faculdade. Hoje eu sou formado em contábeis, fiz uma pós-graduação e MBA”, agradece. 


Para ele, o segredo é desempenhar sua função com dedicação e aproveitar as oportunidades que a cooperativa oferece. “As oportunidades surgem, a cooperativa proporciona isso para os colaboradores”, afirma.


De 2002 para 2003, Luiz assumiu a parte de contas a pagar. “Hoje somos em cinco colaboradores, sou grato pela equipe coerente, disposta e parceira. Eu só posso elogiar meus companheiros de trabalho que fazem seu papel corretamente e estamos aqui até hoje”, elogia. 


A gratidão de Luiz à Cocari transpassa suas lembranças profissionais e pessoais. “O que eu tenho, o que eu adquiri, a família linda que eu formei, eu agradeço à Cocari porque foi dali que eu tirei minha honestidade, minhas lições e o meu sustento”, reconhece.


Luiz ressalta que, em sua caminhada de mais de 30 anos dentro da Cocari, nunca pensou em deixar a cooperativa. “Não consigo me ver fora da Cocari. Eu adoro aquilo ali”, enfatiza, sorrindo.


Ele não se esquece de agradecer a Deus por todas as bênçãos. “Só de estarmos vivos e respirando temos que agradecer a Deus. Eu agradeço por estar contente com minha família e com meu trabalho”, afirma. 


A coluna Pessoas que Inspiram é dedicada àqueles que, como o Luiz, brilham na cooperativa pelos seres humanos que são e pelo excelente trabalho que desenvolvem. Sobre isto, ele afirma: “talvez eu tenha feito algo por merecer, alguém acreditou no meu trabalho”, diz. 


Ele ressalta ainda que não esperava ser considerado uma pessoa que inspira dentro da Cocari. “Eu não esperava, jamais pensei que um dia estaria fazendo essa matéria e estou muito feliz com isso. Agradeço à Cocari por esses 37 anos de cooperativa, espero que venham mais 37!”, conclui.



 



Acesse o link e assista os depoimentos emocionates do Luiz e sua família.


 
COOPERATIVISMO IMPRENSA
 
RECURSOS HUMANOS CONTATO
 
 
COCARI
COCARI - Cooperativa Agropecuária e Industrial
Rua Lord Lovat, 420 - Jardim Esplanada
CEP: 86975-000 - Mandaguari - PR
Fone: (44)3233-8800
Entre em contato conosco
Copyright © 2015 COCARI - Todos os direitos reservados