WebMail  

Formação dos Núcleos Feminino e Jovem

01/07/2019 - 15:20:43  Cocari
Redação da C7 Comunicação




 


A razão da existência de uma cooperativa é o cooperado e sua família, por isso a Cocari busca fortalecer, cada vez mais, esses laços, promovendo a participação de todos de forma democrática. Uma das maneiras de fazer essa aproximação e gerar bons frutos é a formação dos Núcleos Feminino e Jovem, que podem auxiliar a cooperativa nas tomadas de decisão, além de inserir esposas, filhos e filhas de cooperados efetivamente nos processos cooperativistas.


Pensando nisso, a Cocari, em sua última AGO - Assembleia Geral Ordinária, apresentou e aprovou o regimento dos Núcleos Feminino e Jovem, que a partir do dia 8 de maio, começaram a ser compostos em cada unidade da cooperativa, por meio das Reuniões de Formação de Núcleos. 


Vilmar Sebold, presidente da Cocari, dedicou-se pessoalmente à elaboração do Regimento Interno que, após a aprovação, primeiramente pelo Conselho de Administração e, depois, pela Assembleia Geral Ordinária, encontra-se em fase de implantação. 


O presidente destaca que a participação das mulheres é fundamental não só na cooperativa, mas também como base das famílias. “O processo por meio do qual elas mesmas indicam as representantes para o comitê de Liderança Feminina é a pedra angular para o fortalecimento da Cocari e das famílias cooperativistas. Do mesmo modo, os jovens são fundamentais para o futuro da Cocari”, destacou.


Sebold salientou, ainda, que o processo possibilita que mulheres e jovens pratiquem a democracia, indicando seus líderes e representantes. “A organização do quadro social, com o envolvimento das famílias, é fundamental”, concluiu o presidente. 


As Reuniões de Formação, que têm acontecido com o apoio e incentivo do Sescoop/PR, são oportunidades, além da eleição, para que mulheres e jovens conheçam um pouco mais sobre o sistema cooperativista e sobre a Cocari. A palestrante Cláudia Carvalho, que é pedagoga, jornalista, mestranda em Neuromarketing e também assessora de comunicação da Cocari, tem levado conhecimento sobre princípios e valores cooperativistas, tanto aos cooperados como às suas famílias. Dessa forma, as reuniões e a Formação dos Núcleos Feminino e Jovem visam não só à integração socioeconômica da família do cooperado, aproximando, cada vez mais, os associados da cooperativa, mas também a informação, para que os participantes compreendam o importante papel das cooperativas, tanto para a economia quanto para as comunidades onde elas se instalam.


A palestrante e assessora de comunicação da Cocari há 20 anos, Cláudia Carvalho, pontuou: "As reuniões são oportunidade para que possamos compartilhar a importância do conceito cooperativismo, apresentando as possibilidades que surgem não só para os cooperados, mas para familiares e para a comunidade”.


A jornalista, com 32 anos de experiência no cooperativismo, ressalta ainda a relevância social das cooperativas, mostrando como elas geram impactos positivos para as comunidades, meio ambiente e cooperados. “Acredito verdadeiramente nesse conceito, defendo e vivo o cooperativismo. Creio que esse é o modelo de negócio que fará com que tenhamos, na prática, um mundo mais justo e mais digno para todos”, enfatiza. 


Para Cláudia, o processo de formação dos Núcleos exprime a essência cooperativista. “Mais que um modelo de negócio, o cooperativismo é um estilo de vida que promove o crescimento por meio da soma de forças e da troca de conhecimentos. É isso que estamos vendo acontecer, mulheres e jovens dispostos a colaborar com a cooperativa e crescerem como seres humanos”, conclui.

 
COOPERATIVISMO IMPRENSA
 
RECURSOS HUMANOS CONTATO
 
 
COCARI
COCARI - Cooperativa Agropecuária e Industrial
Rua Lord Lovat, 420 - Jardim Esplanada
CEP: 86975-000 - Mandaguari - PR
Fone: (44)3233-8800
Entre em contato conosco
Copyright © 2015 COCARI - Todos os direitos reservados