WebMail  

Frango 4.0: Reportagem no Globo Rural

29/05/2019 - 09:26:57  Cocari
Redação da C7 Comunicação




 


Na manhã de domingo, 19 de maio, o programa Globo Rural exibiu uma matéria, na Rede Globo, sobre os condomínios avícolas da região de Mandaguari-PR e Jandaia do Sul-PR,  um empreendimento que surgiu da necessidade de abastecer o abatedouro de frangos da Aurora Alimentos, em Mandaguari-PR, que trabalha em intercooperação com a Cocari. 


O jornalista Nélson Araújo visitou os condomínios entre os dias 16 e 19 de fevereiro deste ano, captando imagens e fazendo entrevistas a fim de entender o funcionamento dos condomínios. Na ocasião, dentro de um dos aviários, o presidente da Cocari e sócio gestor dos condomínios, Vilmar Sebold, falou sobre o emprego de tecnologia no manejo das aves e de mitos que circulam a respeito da avicultura, como a inclusão hormônios na dieta das aves. O trabalho nos aviários é realizado por parceiros, que são sócio produtores dos condomínios, conforme regulamenta a lei 11.443/2007. Eles receberam a equipe do Programa em suas casas e falaram sobre sua rotina de trabalho, renda e sobre o convívio entre as famílias que, além de trabalhar, moram nos condomínios. 


Vilmar Sebold ressaltou os altos riscos do investimento. “No início, os produtores colocaram de forma muito clara que, para que eles pudessem investir, eles precisavam de segurança dentro de um processo”, informou. O projeto foi idealizado por Vilmar Sebold e, ao final de algumas reuniões preliminares, segundo ele, “não sobrava nenhum interessado, porque todo mundo ficava com medo em função do investimento”. 


Depois de algum tempo, um financiamento junto ao BRDE, viabilizado por meio do Sicredi, possibilitou que os produtores pudessem, enfim, viabilizar os investimentos que fizeram com que os condomínios se tornassem realidade.


Todos os aviários contam com pressão negativa, são climatizados e automatizados.  O ideal é que, no início, o pintinho fique em uma temperatura de 33 a 34 °C dentro do aviário. Nas palavras do jornalista Nélson Araújo: “ave crescida pede clima de shopping center”, isto porque, no final do ciclo, é interessante que a temperatura chegue, no máximo, a 25 °C. Para isso, a automação e a tecnologia são necessárias para alcançar altos níveis de eficiência. O objetivo é produzir com baixo custo, a fim de ter competitividade no mercado.


Trazendo o enfoque para a união e solidariedade, o jornalista entrevistou os parceiros dos condomínios, que trabalham direta e diariamente com os frangos. Os parceiros, em entrevista, ressaltaram que é importante que eles saibam se comunicar entre si. Um episódio, em especial, fui usado na matéria para ilustrar a união e a solidariedade entre os parceiros. No ano passado, a falta de energia causou a morte de muitos frangos em um dos aviários e, apesar do prejuízo, o que ficou foi a lembrança da união de todos para remover os frangos perdidos durante a noite, para que, na manhã seguinte, fosse possível retomar a rotina de trabalho.


 


Veja a reportagem na íntegra pelo link: https://globoplay.globo.com/v/7627041/programa/?s=23m54s


 




 

 
COOPERATIVISMO IMPRENSA
 
RECURSOS HUMANOS CONTATO
 
 
COCARI
COCARI - Cooperativa Agropecuária e Industrial
Rua Lord Lovat, 420 - Jardim Esplanada
CEP: 86975-000 - Mandaguari - PR
Fone: (44)3233-8800
Entre em contato conosco
Copyright © 2015 COCARI - Todos os direitos reservados