WebMail  

Colhendo Inovações premia recordes de produtividade

30/04/2019 - 11:18:20  Cocari
Redação da C7 Comunicação


Em seu segundo ano de realização, o programa de produtividade da Cocari, Colhendo Inovações, foi realizado envolvendo Paraná e Cerrado, valorizando o trabalho de produtores em parceria com técnicos e engenheiros agrônomos. O desafio é lançado com o objetivo de levar o Departamento Técnico da Cocari e os cooperados a trabalharem juntos  pelo aumento constante da produtividade.


O programa estimula produtores e colaboradores a buscarem o conhecimento necessário para obter uma safra cheia. Dessa forma, a Cocari contribui também para que a atividade agrícola seja realizada com base em pesquisas, em um ambiente sustentável, ético e, ao mesmo tempo, altamente produtivo.


As duplas inscritas, formadas por produtor e consultor, que alcançaram as maiores produtividades dentro das regras estabelecidas foram premiadas com uma viagem ao Pantanal Mato-Grossense. 


Vilmar Sebold, presidente da Cocari, participou da cerimônia de premiação e destacou que os resultados do Colhendo Inovações superaram os números da edição anterior, tanto em inscritos quanto em produtividade. Além disso, o presidente agradeceu ao Departamento Técnico, aos produtores e a todos os envolvidos na iniciativa. “O recorde do ano anterior foi quebrado e nós temos um desafio ainda maior para a próxima edição. Continuaremos esse trabalho porque produzir é a nossa escolha”, afirmou. 


O presidente salientou também a importância de projetos que promovam a troca de conhecimentos entre profissionais e produtores. “É ótimo que haja a possibilidade de uma plenária como a de hoje, para que os produtores falem sobre experiências e preocupações nas lavouras, como a preparação correta do solo e o comprometimento com cada fase de desenvolvimento da safra”, ressaltou.


Outro ponto que Sebold reforçou diz respeito aos cuidados com o solo que, tanto quanto as sementes, precisam de tratamento adequado. “Nós investimos em produtos químicos e orgânicos para aumentar a produtividade, mas a infraestrutura do nosso solo também exige um trabalho de análise. Essa é a missão para este ano, porque, diante das adversidades, fica evidente que o solo bem preparado, com a cobertura adequada mantém a alta produção”, disse.


Para o Dr. Marcos Trintinalha, vice-presidente da cooperativa, o evento é uma oportunidade de difundir novas técnicas e compartilhar experiências. “Nós temos muito a crescer e produzir. Quando vemos um evento como o de hoje, temos a possibilidade de expandir o que foi realizado em áreas pequenas para propriedades inteiras”, afirmou, com entusiasmo. 


Além disso, o vice-presidente chamou a atenção para a importância da tecnologia e do aperfeiçoamento no manejo das culturas. “Para nós é importante observar a evolução na agricultura em termos de novas tecnologias. Tudo que foi feito nos últimos anos, na área de beneficiamento de sementes, plantio e diversos equipamentos de pulverização elevaram significativamente a produtividade”, disse. 


Ao falar da cooperativa, Dr. Marcos ressalta a importância de iniciativas como estas. “Para a Cocari, é essencial inserir-se nesse contexto de modernização, incentivando nosso produtor a aumentar a produtividade a cada safra”, acrescentou.


O superintendente de Logística Integrada, Jacy Cesar Fermino da Rocha, declarou a satisfação que o programa trouxe para a cooperativa em seu segundo ano de realização. “Neste ano ficamos muito felizes com o incremento na produção de nossos associados”, reconheceu. Além disso, Jacy agradeceu a todos aqueles de depositaram seus esforços no andamento do desafio e traçou metas para a próxima edição. “Agradecemos aos cooperados que confiaram em nossos técnicos e engenheiros agrônomos. Agora nosso foco é 2020! Vamos nos esforçar para que o resultado seja recorde mais uma vez”, acrescentou.


Christiano de Camargo, gerente técnico da Cocari, levantou aspectos determinantes para os resultados na safra 2018/19. “O início da safra foi muito bom tanto no Paraná quanto no Cerrado, com chuvas iniciais na maioria das regiões paranaenses. Depois, infelizmente, houve estiagem severa no início do período de floração, o que afetou o resultado”, avaliou. Conforme ressaltou Christiano, as intempéries podem influenciar no desenvolvimento das plantas, mas o produtor precisa fazer a parte dele no cuidado com as lavouras. “A estimativa de safra, a conservação de solos e a assistência técnica são essenciais para que, mesmo com as adversidades climáticas, o produtor tenha uma boa safra”, frisou. 


O gerente ressaltou mais uma vez a necessidade do acompanhamento técnico e do desenvolvimento de pesquisas que visem ao aumento da produtividade. “O Centro Tecnológico Cocari, sob a liderança do Dr. João Batista Gonçalves da Silva, testa diferentes cultivares em ambientes também distintos. Os resultados desses experimentos serão transmitidos aos produtores, para que tenham ciência de quais cultivares estão mais adaptadas à cada região”, esclareceu. 


O evento de premiação deste ano foi oportunidade de lançar o desafio 2019/20, cujo prêmio será uma viagem técnica para a Argentina.


 



 
COOPERATIVISMO IMPRENSA
 
RECURSOS HUMANOS CONTATO
 
 
COCARI
COCARI - Cooperativa Agropecuária e Industrial
Rua Lord Lovat, 420 - Jardim Esplanada
CEP: 86975-000 - Mandaguari - PR
Fone: (44)3233-8800
Entre em contato conosco
Copyright © 2015 COCARI - Todos os direitos reservados