WebMail  

Cocari avança no Cerrado

06/03/2019 - 08:30:36  Cocari
Redação da C7 Comunicação


Paracatu, cidade localizada no Noroeste de Minas Gerais, é conhecida pelo extrativismo mineral. A região, marcada pelo ciclo do ouro, despertou interesse dos primeiros Bandeirantes que chegaram por lá há aproximadamente 400 anos, abrindo caminhos para o surgimento da pujante Paracatu, cortada estrategicamente pela BR-040, que liga Brasília a Belo Horizonte. 


Nesta cidade histórica está o mais recente entreposto da Cocari, que foi inaugurado dia 18 de janeiro, o segundo no estado mineiro.


Com 220 anos de emancipação política, 92.430 habitantes e PIB per capita de R$ 35 mil, Paracatu é referência na região. Além da extração de minérios, a economia local se destaca na pecuária, com a criação de gado Nelore, e na agricultura, como forte produtora de soja, milho, feijão, café e algodão, além da fruticultura. São mais de 40 mil hectares de área irrigada e mecanizada. 


O cenário é perfeito para o plano de expansão da Cocari, que atua como parceira do produtor rural, disponibilizando insumos, prestando assistência técnica no campo, promovendo melhorias para a cooperativa e para seus cooperados. 


Participaram da cerimônia o secretário de Agricultura de Paracatu, Everton Luiz da Silva, representando o prefeito, Olavo Remígio Condé, o vereador Pedro Adjuto, representando o presidente da Câmara Municipal, Wilson Caetano Martins de Melo, e demais autoridades locais.


Em seu pronunciamento na solenidade de inauguração, o vice-presidente da Cocari, Dr. Marcos Trintinalha, destacou a visão de negócios que levou em conta os aspectos cativantes da localidade. “Paracatu é um município cheio de atrativos, que sempre se mostrou uma região frondosa, aberta ao desenvolvimento. Muitos produtores locais já trabalhavam com a Cocari e precisavam que a cooperativa se instalasse aqui. Fizemos um planejamento estratégico e trouxemos uma unidade, que será próspera com o acolhimento e participação da comunidade”, acentuou.


Fé é uma força que move os agricultores, por isso, as instalações da unidade receberam bênçãos do representante da Paróquia Santo Antônio e membro do Ministério de Pregação e Louvor, Alex Fernandes Tosta, e do pastor Fábio Stefani, da Igreja Presbiteriana, que salientaram a grande representatividade dos produtores de Paracatu no desenvolvimento do agronegócio e reforçaram a importância da fé para enfrentamento de momentos em que o imprevisível se confronta com o planejamento. 


A chave da unidade foi abençoada no momento em que os religiosos, em nome da comunidade, agradeceram a Deus por ter colocado a Cocari para auxiliar os cooperados na produção e desenvolvimento do agronegócio, trazendo prosperidade e crescimento para o município.


As palavras emocionaram o vice-presidente da Cocari. “Cooperativismo é bem isso, essa é a forma que conseguimos trabalhar. Uma cooperativa não pode existir se não houver acolhimento e tenho visto, ao longo dos anos, a Cocari ser muito bem recebida nos municípios em que se instala para atender às necessidades dos produtores”, salientou Dr. Marcos Trintinalha.


Os conselheiros de Administração Milton Jorge Dariva, Ricardo Taliari e José Carlos Rosseto participaram da solenidade de inauguração de Paracatu. Antes, passaram a semana em visita à região do Cerrado e às unidades da Cocari, acompanhados pelo vice-presidente da cooperativa.


O roteiro contemplou passagens por Brasília, Silvânia, Orizona, Ipameri, Santo Antônio do Rio Verde, Cristalina, Campo Alegre de Goiás, Guarda-Mor e se encerrou em Paracatu. “Visitamos produtores, desde os pequenos até os maiores, porque todos, de alguma maneira, necessitam da presença da Cocari e, juntos, somam forças na cooperativa”, observou.


Dr. Marcos Trintinalha relembrou, com satisfação, o período em que trabalhou em Goiás, no ano de 1989, quando a cooperativa se instalou no Cerrado pela primeira vez, por meio do Prodecer, e comparou o que foi realizado na ocasião com o que a Cocari está fazendo hoje nos municípios em que atua. “Tem o mesmo propósito de desenvolver a região, desde o uso consciente da água até o desenvolvimento tecnológico para manejo e boa produtividade das lavouras. Isso é cooperativismo. E graças ao ciclo de desenvolvimento que a cooperativa teve, foi possível inaugurar essa loja em Paracatu”, avaliou. 


Uma importante informação repassada aos produtores de Paracatu diz respeito aos quadros laboral e social da Cocari, que atualmente tem, no Paraná, 1.082 colaboradores e 6 mil associados. No Cerrado, 220 formam a equipe de trabalho e 1.218 são associados. “Um total de 7.218 cooperados que decidem, comandam e fazem as coisas acontecerem na cooperativa”, sinalizou o vice-presidente.  


Ainda com o objetivo de orientar e auxiliar os produtores na condução das lavouras, a Cocari trabalha com os principais fornecedores. “São agroquímicos, sementes, foliares, fertilizantes, tudo para atender à preferência dos associados por esse ou aquele produto. E a equipe da Cocari está apta a orientar os cooperados nesse sentido”, afirmou.


O presidente da Cocari, Vilmar Sebold, falou sobre a inauguração do entreposto. “Temos que registrar que a Cocari tem 57 anos de história, com uma atuação séria e comprometida no Estado do Paraná, e posteriormente em Goiás. Nossa ida para Minas Gerais inicialmente ocorreu em Guarda-Mor, com a intenção de podermos atender aos produtores que têm áreas de lavouras nos dois estados, Goiás e Minas Gerais”, disse.


“Foi atuando em Guarda-Mor que surgiu a oportunidade de expandir a área de ação, vislumbrada pelos próprios colaboradores e também por agricultores da região, para que a Cocari criasse condição de maior proximidade com os produtores de Paracatu”, completou. Conforme reforça Sebold, a área destinada a lavouras no município compreende 110 mil hectares, ainda em processo de crescimento desse campo voltado à agricultura, e a inauguração marca um bom momento para a Cocari. “É importante destacar que, assim como nas demais localidades que a cooperativa atua, respeitamos a história e a população de Paracatu, e queremos ser uma opção para que produtores rurais possam conhecer a Cocari, uma instituição que trabalha com ética, responsabilidade e conduz suas atividades dentro da legalidade. Os produtores que se identificarem com a forma de atuação da cooperativa serão muito bem-vindos para trabalhar em conjunto com a Cocari, somando forças no cooperativismo”, salientou.


 




 


 


 

 
COOPERATIVISMO IMPRENSA
 
RECURSOS HUMANOS CONTATO
 
 
COCARI
COCARI - Cooperativa Agropecuária e Industrial
Rua Lord Lovat, 420 - Jardim Esplanada
CEP: 86975-000 - Mandaguari - PR
Fone: (44)3233-8800
Entre em contato conosco
Copyright © 2015 COCARI - Todos os direitos reservados