WebMail  

IX Encontro de Famílias Cooperativistas

24/10/2018 - 13:20:59  Cocari
Redação da C7 Comunicação


Proporcionar um dia de união e alegria aos cooperados e familiares nas unidades localizadas no Cerrado foi o principal objetivo do IX Encontro de Famílias Cooperativistas, realizado no dia 15 de setembro, na Associação Atlética Cocari de Cristalina-GO. O encontro contou com a presença do presidente da Cocari, Vilmar Sebold, o vice-presidente, Dr. Marcos Trintinalha, o diretor executivo, João Carlos Obici, superintendentes e gerentes do Paraná, Goiás e Minas Gerais. O evento foi prestigiado pelo superintendente do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Renato Nobile e o secretário de Agricultura e presidente do Sindicato Rural de Cristalina, Alécio Maróstica.


A programação do evento contou com palestra, show de humor e diversas atividades para todas as idades, como cabine fotográfica, sorteio de prêmios e Espaço Kids.


Na abertura do encontro, o presidente da Cocari, Vilmar Sebold, ressaltou a importância da família e destacou que o nível de felicidade dos pais é medido pelo nível de felicidade dos filhos. “Quanto mais felizes os filhos, mais felizes os pais”, disse. E salientou que no Encontro de Famílias Cooperativistas, o objetivo é de que os familiares estejam reunidos.


Sebold falou do respeito à história e da trajetória da Cocari no Cerrado, desde 2008, apontando curiosidades, desafios e também momentos difíceis que compõem a caminhada em Goiás. “Recomeçar nossa história em Goiás não foi fácil. Existiam muitas divergências, algumas dificuldades. Mas o que era a pretensão inicial de se instalar só em Cristalina e Campo Alegre de Goiás, hoje se estende por 10 unidades no Cerrado, incluindo Minas Gerais. Desse crescimento temos de destacar que ninguém faz nada sozinho, por melhor que seja a pessoa. E por melhor que seja a equipe, sem os associados, a cooperativa não é nada”, declarou, agradecendo a todos pela confiança.


Dr. Marcos Trintinalha, vice-presidente da Cocari, falou do quanto é importante realizar o evento que já virou tradição. “É uma satisfação imensa estar aqui para receber os associados e suas famílias, porque esse é um ponto que prezamos muito”, afirmou. 


O vice-presidente comentou sobre o crescimento da Cocari no Cerrado. “Desde 2008, quando voltamos a atuar no Cerrado, temos feito uma caminhada sólida”, observou, citando a consolidação do entreposto em Ipameri-GO e a expansão para Paracatu-MG. “A família Cocari cresce cada dia mais aqui no Cerrado. Já estamos em vários municípios, sempre buscando instalar unidades em regiões onde os produtores precisam da cooperativa”, apontou.


O diretor executivo da Cocari, João Carlos Obici, destacou que o evento é importante para reforçar laços. “Durante o encontro a cooperativa reúne associados e familiares para um dia voltado à integração, e com isso fortalece a união entre os cooperativistas. São momentos para adquirir conhecimentos, trocar experiências e também se divertir em família”, frisou.


A palestra do dia foi ministrada pela escritora Helda Elaine, que abordou o tema: ‘O cooperativismo e a família no mundo contemporâneo’, girando em torno de despertar os participantes para uma reflexão: de que forma eles levam a vida? Helda destacou que existem dois grupos de pessoas: as que passam a vida arrumando meio de realizar e as que levam a vida arrumando desculpas para não o fazer. “No cooperativismo vemos pessoas que arrumam meios de concretizar os objetivos. A vida é muito melhor para quem arruma meios”, afirmou.


Na oportunidade, a palestrante lançou o livro: “O ser humano 10 D – O futuro é de quem faz algo a mais”. Alguns exemplares foram sorteados aos participantes e autografados por Helda Elaine.


Descontração e muita alegria foram garantidas pelo humorista Juca Bala, que divertiu os participantes com o show de humor: ‘A visão do lado bom, puro, simples e engraçado da vida’. O humorista é líder em audiência na internet e sucesso nos palcos, com mais de 1 milhão de ouvintes por minuto, sendo que em 2017 fez mais de 80 shows pelo Brasil.


O superintendente da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Renato Nobile, prestigiou o Encontro de Famílias Cooperativistas e disse que se sentiu revivendo a infância, em Cândido Mota-SP, onde o avô foi um dos 20 cafeicultores que fundaram a Coopermota, cooperativa constituída meses antes de ele nascer, e da qual fez parte do Conselho e da Diretoria Executiva. “Uma oportunidade riquíssima que tive de ser executivo e me trouxe um aprendizado fantástico de exercício de desapego ao poder, que é um ponto importante dentro do cooperativismo”, apontou. 


“Vivenciar esse momento com os dirigentes da Cocari, os cooperados e a família cooperativista é vir beber água da fonte. Foi importante para recarregar a energia desse convívio familiar dentro do cooperativismo”, salientou.


Nobile se declarou um homem apaixonado pelo cooperativismo e falou do desafio de repassar esse sentimento aos associados. “Quando trabalhamos em nível nacional, vivenciamos o desafio de fazer com que os cooperados reconheçam a importância da presença da cooperativa para as atividades”, afirmou.


Dessa necessidade surgiu um plano de comunicação, como extensão do planejamento estratégico do Sistema OCB, e deu origem ao Somoscoop, que trabalha com dois pilares principais. “Almejamos despertar o orgulho do cooperado em pertencer ao cooperativismo e levar à sociedade, principalmente dos centros urbanos, a importância do cooperativismo para o desenvolvimento do país”, esclareceu. 


“Tenho convicção de que o sistema cooperativista é o melhor modelo societário do mundo. Nosso grande líder, Roberto Rodrigues, sempre fala: o cooperativismo, além de todo esse contexto da importância que tem para a vida do cooperado, em qualquer de suas atividades, é um instrumento poderosíssimo para a questão da alimentação mundial e um veículo fundamental para a paz mundial”, destacou. 


“Minha mensagem aos cooperados é de extremo otimismo e motivação, para acreditarem, confiarem, acompanharem o trabalho da Cocari e serem fiéis à cooperativa. É o sentimento de pertencimento que, realmente, vai fazer valer a sua condição de proprietário, de exercer seus direitos e deveres junto à cooperativa. Competitividade e integridade têm tudo a ver com sustentabilidade econômica, social e ambiental, mas a felicidade é o objetivo final. E o cooperativismo é o promotor dessa felicidade”, finalizou.

 
COOPERATIVISMO IMPRENSA
 
RECURSOS HUMANOS CONTATO
 
 
COCARI
COCARI - Cooperativa Agropecuária e Industrial
Rua Lord Lovat, 420 - Jardim Esplanada
CEP: 86975-000 - Mandaguari - PR
Fone: (44)3233-8800
Entre em contato conosco
Copyright © 2015 COCARI - Todos os direitos reservados