WebMail  

Jovens Associados conhecem a estrutura da COCARI

28/09/2018 - 09:59:41  Cocari
Redação da C7 Comunicação


No dia 23 de agosto, integrantes do Projeto Jovem Associado participaram de um evento na Cocari, em Mandaguari. A adesão ao quadro social é fruto da campanha realizada em 2017, com uma série de reportagens com jovens cooperados publicadas nas redes sociais e no Informativo Cocari, abordando vantagens e benefícios de fazer parte da cooperativa, bem como ressaltando a importância da cooperativa para o crescimento dos cooperados e para o desenvolvimento das regiões em que está instalada. 


Participaram do encontro 26 novos associados, com idades entre 18 e 25 anos. Os jovens foram recebidos pelo presidente da cooperativa, Vilmar Sebold, pelo presidente de honra, Dorival Malacario, com a presença de superintendentes e  colaboradores da Cocari.


O presidente deu início à conversa falando do respeito à história da Cocari e estendeu a necessidade dessa prática nas famílias. “Seus pais e avós construíram suas histórias, e deram início às atividades nas propriedades. Vocês estão assumindo agora a condução e não precisam caminhar aonde seus pais já caminharam, podem seguir daqui para frente”, destacou Sebold, que contou um pouco de sua trajetória no cooperativismo, segmento em que atua há 40 anos, e dos trabalhos desenvolvidos na Cocari.


Vilmar Sebold falou sobre a recente viagem aos Estados Unidos, onde se atualizou sobre as tecnologias que estão sendo desenvolvidas e que devem trazer mudanças para setores da economia, inclusive o agronegócio. As mudanças acontecem com muita rapidez e o trabalho de aproximação que a cooperativa tem realizado junto aos jovens faz parte desse processo de adequação aos novos tempos. 


Conforme destacou o presidente, a junção do conhecimento dos pais nas propriedades, dos gestores na cooperativa, com a energia da juventude cooperativista é uma fórmula que tem tudo para dar certo. “É preciso unir o conhecimento dos mais experientes com essa energia dos jovens, essa maneira diferente que vocês têm de encarar as situações. É essa combinação que faz a humanidade caminhar e as coisas darem certo”, analisou Sebold.  




Dorival Malacario também resumiu as circunstâncias que o aproximaram da Cocari, desde que trabalhava na fazenda do fundador e primeiro presidente da cooperativa, Dr. Oripes Rodrigues Gomes, destacando a gratidão e o amor à cooperativa em todos esses anos. “Fui operador de trator e máquina colheitadeira na propriedade dele. Depois consegui comprar um pedaço de terra, mas jamais tive o pensamento de um dia ser diretor da cooperativa. Para mim foi um grande orgulho o dia em que entrei para o quadro social como associado”, contou. 


No restante da manhã, coube aos superintendentes aprofundarem o conhecimento do grupo sobre a estrutura e as responsabilidades das áreas sob seus comandos. João Paulo Burihan Faria falou sobre as funções dos setores Administrativo e Financeiro; Éric Heil de Araújo discorreu sobre a abrangência da Superintendência Comercial; Jacy Cesar Fermino da Rocha falou sobre a estrutura ligada à Superintendência de Logística Integrada; e Fernando Augusto Sepulveda falou sobre os desafios da gerência da Fábrica de Rações.


Ao resumir a história de cada um dos superintendentes, Vilmar Sebold enfatizou o critério da Cocari na formação das equipes, destacando a diversidade de negócios que a cooperativa tem no Paraná, Goiás e Minas Gerais, que demanda bastante preparação. “Todos aqui têm uma ou mais faculdades. Isso porque nós administramos uma cooperativa que quer faturar este ano mais de R$ 1,8 bilhão. Temos 7.300 associados, e todos querem segurança e retorno”, informou. “É como na propriedade de vocês. Se não souberem o que estão fazendo no plantio, na regulagem de máquinas, na aplicação de produtos na lavoura, a chance de complicações é enorme”, comparou.  


Os jovens tiveram a oportunidade de ampliar conhecimentos com o coordenador de cooperativismo do Sescoop/PR, Humberto Cesar Bridi. Também aprenderam sobre fidelidade cooperativista com o professor Elcio Chagas, que ministrou palestra com o objetivo de motivar os jovens sobre o desenvolvimento dos negócios e da cooperativa, orientando que o conhecimento pode se transformar em instrumento para a viabilidade econômica da cooperativa e da empresa familiar rural. 


No período da tarde, os jovens visitaram a Fábrica de Rações, a Fiação e o abatedouro de aves da Aurora, cooperativa Central da qual a Cocari é uma das 12 filiadas.  


Fabiane Cristina de Freitas, de Jandaia do Sul, considerou importante conhecer a cooperativa como um todo. “Meus pais são cooperados, então eu já estava meio inserida na Cocari, mas não conhecia a cooperativa como conheci hoje. É importante, principalmente para quem está chegando agora, saber como a cooperativa funciona”, apontou. “Trabalhando com a Cocari passamos a cuidar do futuro, não só do nosso, mas daqueles que virão e até da população que não está na agricultura, porque temos a preocupação de produzir para toda a sociedade”, salientou, analisando a importância de ser cooperada. 


Danilo Cagliari, de Bom Sucesso, se mostrou surpreso com o que viu. “Não imaginava que a Cocari fosse desse jeito, como era o funcionamento da Fábrica de Rações, não conhecia um abatedouro, e tive o prazer de visitar diversos setores. Gostei muito desse evento e acho interessante me envolver com a cooperativa, porque já sou cooperado. Os produtores são bem envolvidos, então os jovens precisam seguir nessa linha também, trabalhando com os ramos que a cooperativa atua”, anunciou. 


 




 



Últimas Notícias

 
COOPERATIVISMO IMPRENSA
 
RECURSOS HUMANOS CONTATO
 
 
COCARI
COCARI - Cooperativa Agropecuária e Industrial
Rua Lord Lovat, 420 - Jardim Esplanada
CEP: 86975-000 - Mandaguari - PR
Fone: (44)3233-8800
Entre em contato conosco
Copyright © 2015 COCARI - Todos os direitos reservados