WebMail  

Pais, alunos e comunidade se mobilizam por uma causa social

02/07/2018 - 16:35:22  Cocari
Redação da C7 Comunicação


A Escola Municipal César Lattes, de Jandaia do Sul, está realizando uma campanha de arrecadação de lacres de latinhas de bebidas (refrigerantes, cervejas e sucos). Trata-se do projeto “Lacre essa ideia com a gente”, realizado por meio dos programas Cooperjovem, em parceria com a Cocari e A União Faz a Vida, com a Sicredi Agroempresarial PR/SP.


O projeto dá continuidade a uma ideia posta em prática em 2017, quando pais e alunos do 3º B, depois de tomarem conhecimento da campanha, resolveram trazer lacres para a escola para serem doados ao Rotary Club, para que a instituição consiga uma cadeira de rodas. Até então, a iniciativa estava restrita àquela turma. Mas no início deste ano a professora Tereza Godinho Martins, idealizadora da ação, comentou o quanto seus alunos haviam se tornado solidários e sensíveis em relação ao outro, durante a arrecadação. E o quanto os pais dos alunos se tornaram mais atuantes e participativos da vida escolar dos filhos. O esforço da turma rendeu três garrafas Pets com lacres, excelente resultado. Embora não seja a quantidade necessária para a aquisição da cadeira de rodas, o retorno entusiasmou a professora.


Considerando o crescimento do bairro em relação a sua potencialidade comercial, e o bom relacionamento dos comerciantes com a escola, já que boa parte dos proprietários e/ou trabalhadores dos estabelecimentos são pais de alunos, toda escola abraçou a causa, e a iniciativa deu vida ao projeto “Lacre essa ideia com a gente”. São necessárias 140 garrafas Pets cheias para alcançar a meta. Cada garrafa cabe, em média, três mil lacres. “Nós pensamos que, se uma turma conseguiu juntar três garrafas, imagine a escola inteira e toda a comunidade”, disse Valquiria Purcina de Sá Matias dos Santos, uma das professoras envolvidas no projeto. “Toda a comunidade jandaiense está engajada, e aceitamos a parceria de todos os comércios que queiram participar também”, acrescentou.


A diretora da escola, Silvana Aparecida Guaita de Moraes Tonin, afirma que um dos objetivos do projeto é a mobilização das crianças. “Todos os anos trabalhamos um projeto diferente, em parceria com a Cocari e o Sicredi, e esse ano foi o projeto dos lacres, que mobilizou mesmo a comunidade”, destacou. Segundo ela, as crianças e os pais chegam à escola com sacolas cheias de lacres. “As mães contam que as crianças pedem nas casas dos vizinhos, que andando pelas ruas os filhos veem os lacres e param para recolher, para trazer para a escola”, comentou. “Dentre todos os projetos que já trabalhamos, este estamos vendo surtir bastante efeito. A comunidade está bem empenhada, até por ser uma causa social, pois os lacres podem ser trocados por uma cadeira de rodas e se alguém da comunidade estiver precisando, vamos indicar”, completou.


 


Cartaz enaltece vendedor do Concurso de Redação do Cooperjovem


Outra iniciativa realizada por meio do Programa Cooperjovem tem sido exemplo na Educação de Mandaguari. No dia 20 de junho, durante o Seminário Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ocorrido no Centro de Convenções Dr. Décio da Silva Bacelar, que reuniu professores da rede municipal, houve exposição de cartazes sobre os frutos que a Escola Municipal Bom Pastor vem colhendo com a realização do programa em parceria com a Cocari. Recentemente, o estudante Pedro Lucas Mazetti dos Santos, do 5º ano, venceu o Prêmio de Redação do Cooperjovem, sendo que no desfile cívico do aniversário de Mandaguari, em maio, o aluno desfilou em carro aberto com a diretora Carmen Lucia Rafael. 

Últimas Notícias

 
COOPERATIVISMO IMPRENSA
 
RECURSOS HUMANOS CONTATO
 
 
COCARI
COCARI - Cooperativa Agropecuária e Industrial
Rua Lord Lovat, 420 - Jardim Esplanada
CEP: 86975-000 - Mandaguari - PR
Fone: (44)3233-8800
Entre em contato conosco
Copyright © 2015 COCARI - Todos os direitos reservados