WebMail  

Crianças crescidas e árvores frondosas marcam o encerramento do Projeto Meio Ambiente - Eu Cuido!

29/11/2017 - 10:41:39  Cocari
Redação da C7 Comunicação


Risos, vozes e corre-corre ajudavam a compor o belo cenário no Sítio São José, em Jandaia do Sul, no dia 13 de novembro. Eram os alunos das escolas municipais que participavam do evento de encerramento do Projeto Meio Ambiente – Eu Cuido!, iniciado em 5 de junho de 2013 – Dia Mundial do Meio Ambiente – quando coube a cada uma das crianças o plantio de uma muda, que deveria ser acompanhada e cuidada por cinco anos.


Mais do que uma simples muda, o cuidado com o meio ambiente foi plantado, na terra e na consciência das crianças envolvidas no projeto, idealizado pela Cocari e concretizado por meio de parceria com a Bayer e a Prefeitura de Jandaia do Sul, com apoio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A iniciativa foi desenvolvida com estudantes das escolas municipais: Cesar Lattes, Gonçalves Dias, John Kennedy e Padre José de Anchieta.


A cerimônia de encerramento contou com a presença do prefeito de Jandaia do Sul, Benedito José Pupio, demais autoridades municipais, diretoria e colaboradores da Cocari, representantes da Bayer, professores e alunos das escolas participantes. Na ocasião, o prefeito parabenizou a todos pela conclusão do projeto, que reforça a importância de cuidados para a preservação ambiental.


O projeto, inédito, buscou resgatar a vivência das crianças com o meio rural. “Nós trouxemos as crianças do dia a dia da escola para junto da natureza e agora elas podem ver o que fizeram, as árvores que plantaram, e acreditamos que estamos contribuindo para melhorar o futuro, das crianças e do Brasil, porque o respeito à natureza pode vir dessa forma, num gesto simples, mas grandioso, que ajudou a promover melhorias para o meio ambiente e para vida de toda a comunidade”, destacou o vice-presidente da Cocari, Dr. Marcos Trintinalha, na abertura do evento. 


Conforme salientou o vice-presidente, o bosque tornou aquela área do sítio mais bonita, com diversas árvores, de diferentes tamanhos. “Certamente, a natureza agradece a iniciativa da Cocari, da Bayer e das escolas de Jandaia do Sul, que não mediram esforços para realizar esse projeto ao disponibilizarem professores para acompanhar os alunos”, afirmou. “Quero agradecer, em nome de todos, pelo trabalho realizado e quero acreditar que esses meninos e meninas vão voltar aqui de novo, com seus filhos, com seus netos para mostrar as árvores que plantaram”, finalizou Dr. Marcos Trintinalha.


A iniciativa rendeu à Cocari o Troféu Onda Verde, no 23º Prêmio Expressão de Ecologia, em 2016, na categoria Educação Ambiental. 


 


Resgate de valores


O presidente da Cocari, Vilmar Sebold, ressaltou o engajamento especial de algumas pessoas, como Angelo Favaro, que cedeu a área para realização do projeto, Pedro Paulo de Mello Filho, da Bayer, e Claudemir Barbosa da Silva, que assumiram o desafio de colocar a iniciativa em prática. 


Sebold destacou a importante conquista com o projeto, com grande participação das crianças no evento. “Isso é o que marca nesse projeto. Os jovens, que plantaram as árvores quando meninos e meninas, levarão esse aprendizado para suas vidas. Penso que somamos pontos para a vida deles”, considerou. 


Sobre a antiga decisão do governo, que optou por tirar as escolas rurais, obrigando as crianças a estudarem nas cidades, o que levou os pais a deixarem a área rural para facilitar os estudos dos filhos, Vilmar Sebold apontou uma situação contraditória no Brasil. “O principal produto, o que dá sustentação à balança comercial, é o agronegócio, mas as famílias são urbanas, e as crianças deixaram de colocar em prática as pequenas tarefas do dia a dia, que davam base para a sucessão nas propriedades”, analisou. Na visão dele, o projeto contribui também para aproximar as crianças do meio rural.


O presidente da Cocari teceu especiais agradecimentos aos estudantes e à comunidade escolar. “Quero agradecer a cada uma dessas crianças por terem acreditado e partilhado conosco essa experiência”, disse. “Eu me lembro do dia do plantio, estávamos, crianças e adultos, nos ajudando, e do mesmo jeito que marcou para elas, marcou para nós”, a?rmou. “Agradeço aos professores e diretores das escolas por terem permitido esse planejamento, porque se não tivessem acreditado, o projeto não teria se concretizado”, assegurou.


Pedro Paulo de Mello Filho, da Bayer, atuou na área de ação da Cocari por mais de 10 anos, acompanhou grande parte da realização do projeto, desde o surgimento da ideia, e foi um grande incentivador do projeto. Outro idealizador foi Claudemir Barbosa da Silva. Ele ressaltou as conquistas com a iniciativa de plantar a conscientização nas crianças sobre a necessidade de cuidados com o meio ambiente. 


 


Contribuição para gerações futuras


Os estudantes, agora na faixa de 10 anos, vão levar para a vida os ensinamentos que receberam. Eles aprenderam que, mais importante do que plantar, é cuidar. Cuidaram das mudas de essências nativas, com visitas regulares, e além do nome gravado na placa afixada na árvore, guardam a memória do futuro que ajudaram a plantar.


Muitos passos foram dados rumo a esse futuro. No espaço cedido pela família Favaro, as mudas cresceram e se transformaram em árvores frondosas, pintando de verde o espaço descampado de outrora. 


Angelo Favaro, proprietário do sítio, é um defensor da natureza. O produtor abraçou o projeto, cuidou do bosque entre uma visita e outra dos estudantes e se diz realizado. “É gratificante ver esse projeto sendo finalizado e ver as crianças reconhecerem o valor de plantar uma árvore. Por terem visitado o local no decorrer desses anos, essa é uma lição que levarão para a vida”, atestou. “Eu me sinto muito realizado em ter contribuído para que esses estudantes cresçam e valorizem o meio ambiente, porque sou amante da natureza e essa é a nossa parcela de contribuição para as gerações futuras”, assegurou.

Últimas Notícias

 
COOPERATIVISMO IMPRENSA
 
RECURSOS HUMANOS CONTATO
 
 
COCARI
COCARI - Cooperativa Agropecuária e Industrial
Rua Lord Lovat, 420 - Jardim Esplanada
CEP: 86975-000 - Mandaguari - PR
Fone: (44)3233-8800
Entre em contato conosco
Copyright © 2015 COCARI - Todos os direitos reservados