WebMail  


Previsão do Tempo

23/10/2017 - Segunda-feira

Apucarana

25
17
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Aquidaban

24
15
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Bom Sucesso

26
19
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Borrazópolis

24
12
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Cambira

24
17
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Campo Alegre de Goiás

29
20
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Catalão

25
18
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Cristalina

27
19
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Maggi ironiza pedido de fiscais sobre sua saída da Agricultura

10/10/2017 - 16:43:00 
Gustavo Porto


Piracicaba, 10/10 - O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, classificou como "uma besteira" as afirmações de fiscais agropecuários de que o governo prepara a terceirização da Defesa Agropecuária e ironizou o pedido de alguns representantes desses trabalhadores em pedir a saída dele da Pasta. "Não tem política de terceirização, o que o ministério tenta é modernizar a máquina da defesa sanitária do Brasil, uma exigência do mercado internacional", disse. "Não quero crer que o desejo de alguns fiscais para que eu saia seja por esse objetivo, mas por outras atitudes que o ministério vem tomando, de cortar regalias. Isso tem deixado o pessoal não muito à vontade", completou o ministro.

Segundo Maggi, as críticas às mudanças estudadas na defesa sanitária são normais e qualquer decisão a ser tomada será discutida com o setor. "Assim que chegar a uma condição definitiva, vou levar aos sindicatos, vou trazer à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Nada está sendo feito escondido, não tem vontade escusa de ninguém, mas pessoas estão incomodadas com o fato de tirá-las do sofá em que estão sentadas", completou o ministro, após almoço com parlamentares da FPA, em Brasília (DF).

Como revelou o Broadcast Agro (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado) no dia 27 de setembro, a reforma proposta pelo Ministério da Agricultura prevê a autonomia da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), que teria sob seu comando uma autarquia especial e uma agência reguladora. Se for criada por lei, a secretaria ganharia poderes especiais, como tem hoje a da Receita Federal. A autarquia, também independente, é comparada ao Banco Central e a agência de regulação funcionaria nos moldes das já existentes em outras Pastas.

O ministério estuda também a criação de um fundo privado de desenvolvimento da defesa agropecuária. Esse fundo teria adesão voluntária, gestão pública e com o suporte e ações separadas para as áreas de sanidade vegetal e animal. Esse órgão poderia assumir, inclusive, atividades específicas do setor público, as quais seriam definidas posteriormente.

Essas e outras propostas em avaliação no Ministério da Agricultura integram um relatório elaborado por uma consultoria privada contratada pelo governo para o processo de reformulação nesse setor. A reestruturação é considerada como o ponto de partida para o restabelecimento da confiança na defesa sanitária animal e vegetal do País, após a série de crises iniciada em março, com a Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal.

O documento sugere a criação do processo de autocontrole sanitário, ou seja, as empresas com maior rigor de fiscalização interno, sem denúncias de irregularidades e com certificações prévias integrariam a chamada "lista positiva de confiança" e fariam a própria fiscalização dos produtos. O documento resumido foi apresentado pela SDA a auditores fiscais federais agropecuários e aumentou a discórdia entre a categoria com o governo.

Apesar de não mexer nos atuais ocupantes do cargo, entre as sugestões estão a criação de normas rígidas para a carreira, abertura de espaço para a contratação de temporários, regras para a cessão de fiscais para outras áreas, bem como o credenciamento de veterinários e agrônomos "oficiais" pelo governo que não fariam parte do atual corpo de fiscalização.

Últimas Notícias

 
COOPERATIVISMO IMPRENSA
 
RECURSOS HUMANOS CONTATO
 
 
COCARI
COCARI - Cooperativa Agropecuária e Industrial
Rua Lord Lovat, 420 - Jardim Esplanada
CEP: 86975-000 - Mandaguari - PR
Fone: (44)3233-8800
Entre em contato conosco
Copyright © 2015 COCARI - Todos os direitos reservados