WebMail  


Previsão do Tempo

25/09/2017 - Segunda-feira

Apucarana

31
16
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Aquidaban

28
17
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Bom Sucesso

32
18
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Borrazópolis

32
17
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Cambira

30
16
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Campo Alegre de Goiás

32
16
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Catalão

31
19
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Cristalina

30
15
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

BNDES foge de sua política para viabilizar a Ferrogrão, diz secretário do PPI

13/09/2017 - 12:40:00 
Letícia Fucuchima


São Paulo, 13/9 - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) fará alterações em sua política operacional para tornar viável o projeto da Ferrogrão. A declaração é do secretário de Coordenação de Projetos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Tarcísio Gomes de Freitas, que participa do segundo dia do 15º Fórum Latino-Americano Brasileiro de Liderança Estratégica em Infraestrutura.

Segundo o secretário, o funding do projeto da ferrovia está sendo estruturado de modo a chegar a 80% da alavancagem. Para isso, os prazos de amortização e carência serão maiores do que o banco está acostumado a trabalhar. "Se usássemos a política operacional do banco, ficaríamos estacionados na casa dos 50%, 60%", afirmou.

Tarcísio Gomes de Freitas avalia que o projeto da ferrovia é "extremamente desafiador" do ponto de vista ambiental e de funding, e por isso demanda soluções criativas. Nesse sentido, ele destaca que o governo tem se debruçado sobre a matriz de risco da Ferrogrão. "Será completamente diferente da matriz de risco de outros projetos, a gente vai mergulhar muito mais na questão no compartilhamento de risco".

Outras inovações também serão colocadas pelo governo, disse o secretário, como situações de extinção do contrato sem penalidade, e sem caducidade no caso de não atingimento do funding ou de não licenciamento.

O secretário reforçou que o empreendimento da Ferrogrão teve a aprovação do ministro do Meio Ambiente para ser qualificado no PPI, de modo que o balanço ambiental para o projeto é "claramente positivo". "A outra opção é a BR-163. Estaremos substituindo o transporte rodoviário pelo ferroviário, o que tem benefícios ambientais do ponto de vista de emissões e eficiência energética".

O Ferrogrão contará com uma extensão de mais de mil quilômetros, conectando a região produtora de grãos do Centro-Oeste ao Estado do Pará, desembocando no Porto de Miritituba.

Últimas Notícias

 
COOPERATIVISMO IMPRENSA
 
RECURSOS HUMANOS CONTATO
 
 
COCARI
COCARI - Cooperativa Agropecuária e Industrial
Rua Lord Lovat, 420 - Jardim Esplanada
CEP: 86975-000 - Mandaguari - PR
Fone: (44)3233-8800
Entre em contato conosco
Copyright © 2015 COCARI - Todos os direitos reservados