WebMail  


Previsão do Tempo

23/10/2017 - Segunda-feira

Apucarana

25
17
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Aquidaban

24
15
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Bom Sucesso

26
19
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Borrazópolis

24
12
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Cambira

24
17
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Campo Alegre de Goiás

29
20
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Catalão

25
18
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Cristalina

27
19
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Prática do cooperativismo movimenta Mandaguari no Dia C

27/07/2017 - 09:56:00  Cocari
Redação da C7 Comunicação


Em todo o mundo, no primeiro sábado do mês de julho é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo, que este ano foi celebrado no dia 1º. No Brasil, desde 2009 foi criado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) o Dia C – Dia de Cooperar, uma comemoração simultânea, atualmente promovida em todos os estados, traduzida em ações voltadas aos cuidados com a comunidade, ao bem-estar das pessoas e preservação do planeta, com iniciativas de proteção ao meio ambiente, e atividades com temas ligados à cultura, educação, saúde, esporte e lazer.


Numa ação conjunta, ocorrida em Mandaguari, as cooperativas Cocari, Sicredi Agroempresarial PR/SP e Aurora prepararam uma manhã repleta de atividades para recepcionar moradores da comunidade em comemoração ao Dia C. O evento, que contou com apoio do Sescoop/PR e da Prefeitura, levou centenas de pessoas à Praça Independência, para um dia diferente, com ações em benefício da população, reunindo crianças, jovens, adultos e idosos. 


 


Ferramenta de transformação


O prefeito de Mandaguari, Romualdo Batista, elogiou a iniciativa das cooperativas e a disponibilidade das pessoas que ali estavam mostrando o que é cooperar. Ele classifica a cooperação como uma ferramenta capaz de transformar vidas. “O cooperativismo é uma forma mais leve, mais fácil e mais ágil de promover a transformação. E as coisas só vão dar certo quando todos nós cooperarmos uns com os outros”, reforçou o prefeito.


 


Doação de vida: algo que não tem preço


Colaboradores das cooperativas ajudaram voluntariamente durante a realização das atividades, formando uma corrente do bem em serviço da população, prestando todo suporte durante a promoção das ações. 


Na abertura das atividades do dia comemorativo, o presidente da Cocari, Vilmar Sebold, frisou o tema da campanha: “Atitudes simples movem o mundo”, destacando que o Dia de Cooperar organizado em Mandaguari foi uma iniciativa das cooperativas, mas com contribuição de cada pessoa que compareceu e, em especial, de cada colaborador que se doou para que o evento fosse realizado. “O voluntariado é uma doação de vida que não tem preço”, afirmou Sebold.


Colocar em prática valores como ajuda mútua, solidariedade e amor ao próximo ressalta a preocupação das cooperativas com as comunidades, enfatizando o importante papel do cooperativismo para as localidades em que estão inseridas e para a sociedade. “Que tenhamos em Mandaguari e toda a nossa região, não só um Dia de Cooperar, mas uma comunidade que tenha o voluntariado como princípio, como forma de vida, para que possamos vivenciar o Dia C todos os dias”, acrescentou Vilmar Sebold.


 


A força do cooperativismo


Adepto da intercooperação, o vice-presidente da Cocari, Dr. Marcos Trintinalha, viu com muita satisfação a união da Cocari, Sicredi Agroempresarial PR/SP e Aurora nas ações do Dia C. “Vejo a realização desse trabalho conjunto de maneira muito interessante, porque pode dar maior ênfase ao cooperativismo, fazendo com que as pessoas entendam como funciona uma cooperativa, como é diferente a forma de trabalhar, que é uma união de forças em que uma depende da outra, e que juntas podem fazer mais”, analisou.


Dr. Marcos vive o cooperativismo desde a infância, acompanhando o pai, um dos pioneiros da Cocari, nas idas à cooperativa para a entrega da produção. “Aprendi muito cedo que a cooperativa é a saída para agregar valor àquilo que produzimos. Essa força é o que nos faz crescer”, ponderou, declarando-se fã incondicional do Sistema Cooperativista. “O cooperativismo é a solução para unir as pessoas em torno de um objetivo comum, e torço pelo crescimento das cooperativas, porque quem ganha é o associado, é o cidadão que coopera e toda a comunidade envolvida”, enfatizou.


 


Menos econômico, mais social


A união das cooperativas em ações conjuntas foi enaltecida pelo presidente da Sicredi Agroempresarial PR/SP, Agnaldo Esteves. “Essas iniciativas mostram para a sociedade que é possível fazer junto. Que dá para melhorar o mundo de forma sistêmica, promovendo a ajuda mútua”, apontou.  


O crescimento do modelo cooperativista em todo o mundo é uma demonstração de que as pessoas entenderam que é uma via de mão dupla. “No cooperativismo ganham os associados e as cooperativas. É algo mais humano, menos econômico e mais social, por isso essa comemoração não se limita ao Dia do Cooperativismo. Este é um dia em que as pessoas estão mais próximas, se ajudando, contribuindo para um mundo diferente, e essa consciência deve prevalecer sempre”, reforçou Agnaldo Esteves.


 


Um belo exemplo


O gerente do abatedouro da Aurora em Mandaguari, Gilmar Luís Gruber, agradeceu a todos os parceiros envolvidos na organização do evento. “Estamos realizando em Mandaguari um ótimo exemplo de comemoração ao Dia C. Três cooperativas juntas, focadas no mesmo objetivo, para trazer melhorias para a sociedade do município e região”, destacou, desejando que no próximo ano a iniciativa envolva mais parceiros para fazer o evento ainda maior, como a população merece. “Precisamos de uma sociedade mais justa, mais igualitária e temos aqui um belo exemplo a ser seguido”, acrescentou Gruber. 


 


Mix de ações


Uma Pedalada Cooperativa deu início às atividades do Dia C, com o percurso de 5 quilômetros, com saída e chegada na Praça Independência. Houve apresentação de dança, artes marciais, doação de roupas com um varal solidário, aferição da pressão arterial, testes para medir glicemia, realização de cadastro para doação de medula óssea, arrecadação de alimentos e doação de cães, em parceria com a ONG Paixão Por Animais, de Mandaguari. 


As crianças se divertiram em brinquedos infláveis, extravasando a energia. Para animar ainda mais o dia, colaboradores fizeram pinturas nos rostos dos pequenos e a festa ficou completa com a distribuição de algodão doce e pipoca.


 


Sustentabilidade 


Com foco na preservação ambiental, teve recolhimento de óleo de cozinha para destinação correta, doação de mudas de essências nativas e o plantio de árvores, realizado pelo presidente da Cocari, Vilmar Sebold, o presidente da Sicredi Agroempresarial PR/SP, Agnaldo Esteves, o gerente do abatedouro da Aurora em Mandaguari, Gilmar Luís Gruber, e o prefeito Romualdo Batista, ação que reforçou a necessidade de cuidados com a natureza para garantir a sustentabilidade do planeta. 


 


Por um mundo melhor


As atividades do Dia C reforçaram que cada um pode e deve fazer a sua parte na construção de um mundo melhor. No dia a dia, as cooperativas contribuem com o desenvolvimento local, fortalecendo os associados, gerando empregos e renda, o que movimenta a economia dos municípios em que estão inseridas. 


O Dia de Cooperar é momento para levar à comunidade a oportunidade de participar de iniciativas de integração social, multiplicando os benefícios da atuação das cooperativas. E aplicando o princípio da intercooperação, Cocari, Sicredi Agroempresarial PR/SP e Aurora promoveram um dia para ficar marcado na comunidade, destacando que ações simples ajudam a transformar o mundo em um local melhor para todos.  

Últimas Notícias

 
COOPERATIVISMO IMPRENSA
 
RECURSOS HUMANOS CONTATO
 
 
COCARI
COCARI - Cooperativa Agropecuária e Industrial
Rua Lord Lovat, 420 - Jardim Esplanada
CEP: 86975-000 - Mandaguari - PR
Fone: (44)3233-8800
Entre em contato conosco
Copyright © 2015 COCARI - Todos os direitos reservados