WebMail  

Jovens aprendizes têm oportunidade de emprego na COCARI

10/07/2017 - 11:46:01  Cocari
Redação da C7 Comunicação


Em diversos setores da Cocari, da sede e das indústrias, estudantes exercem atividades administrativas. Eles fazem parte do Programa Jovem Aprendiz Cooperativo, desenvolvido pelo Sescoop – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, com apoio da Fafiman – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari, sendo realizado em parceria com a Cocari, que possibilita o ingresso no mercado de trabalho. Em Mandaguari, a iniciativa também é realizada em parceria com a Sicredi Agroempresarial PR/SP  e ainda com a Cooperativa Central Aurora Alimentos. Na Cocari, o programa é promovido desde 2006, sendo que, atualmente, 40 jovens exercem atividades na cooperativa. 


Preparando para o mercado


O programa consiste em mil horas de aprendizagem (teoria e prática), que tem como objetivo principal preparar os jovens para o mercado de trabalho. “Diante de um mercado extremamente competitivo, esta é uma excelente oportunidade que os jovens têm para adquirir experiência”, destaca a psicóloga da Cocari, Mara Ilce Lopes Bedendo, informando que, ao final do programa, a cooperativa busca fazer com que estejam aptos a concorrer por vagas administrativas na própria cooperativa ou em outras organizações. 


A qualificação profissional oferecida é interessante tanto para o aprendiz quanto para as cooperativas. “A proposta é preparar o iniciante para desempenhar atividades profissionais e ter capacidade de discernimento para lidar com diferentes situações no mundo do trabalho”, ressalta a coordenadora do programa na Fafiman, Rosangela Aparecida Paulino de Oliveira. Entre outras atribuições, à Fafiman cabe a contratação de instrutores que ministrarão os respectivos módulos; e o acompanhamento da assiduidade às aulas, mantendo todo o controle acadêmico dos alunos.


Evolução das metodologias


Professora universitária há 15 anos, e há cinco atuando em programas de jovens aprendizes, Isabella Tamine Parra Miranda ministra aulas de Marketing, Vendas e Compras, e afirma ter percebido ao longo dos anos a evolução no processo de capacitação para o mercado de trabalho. “O modelo utilizado atualmente é eficaz e proporciona atividades teóricas e práticas, envolvendo temas que contribuem para a formação e o desenvolvimento de habilidades profissionais”, aponta.


Isabella cita uma atividade aplicada aos aprendizes, que exigia habilidade na oferta de produtos ao mercado, em que eles tinham que compreender o público-alvo, preço do produto, estratégia de comercialização, isso com o agravante de se tratar de produtos fictícios de difícil venda, e a tarefa apresentou excelente resultado. “É uma experiência gratificante atuar com esses jovens porque contribuímos para o crescimento pessoal e, consequentemente, profissional deles”, avalia. 


Os professores atuantes no processo de capacitação também precisam falar a linguagem dos jovens, de forma a motivá-los, utilizando estratégias que façam com que se interessem pelo processo de formação que estão passando. “Esse processo oportuniza a mudança de vida por meio da inserção dos estudantes no ambiente organizacional e da capacitação que recebem”, acrescenta Isabella.


Oportunidade única


João Victor Guedes Duda tem 16 anos e é jovem aprendiz na Fábrica de Rações da Cocari, seu primeiro emprego. Ele cursa o terceiro ano do ensino médio e pretende ingressar em uma faculdade de engenharia mecânica no próximo ano. “O programa é ótimo, ofereceu uma chance única de saber como funciona uma empresa, ter acesso ao mercado de trabalho e conhecer um pouco do ‘mundo dos adultos’, nos ensinando a ser mais responsáveis”, declara o jovem. “Se não fosse pelo programa, eu poderia até estar trabalhando, mas teria encontrado mais dificuldades, pela minha idade, e não teria o mesmo aprendizado”, aponta. 


Ele aconselha aos jovens que já têm idade para ingressar no Programa Jovem Aprendiz Cooperativo, que não percam essa chance e elenca os benefícios. “O programa oferece ótimas condições de trabalho, oportunidades de aprendizado, experiência profissional, além de abrir as portas para o tão falado mercado de trabalho, dando ênfase à importância de estudar”, pondera João Victor.

Últimas Notícias

 
COOPERATIVISMO IMPRENSA
 
RECURSOS HUMANOS CONTATO
 
 
COCARI
COCARI - Cooperativa Agropecuária e Industrial
Rua Lord Lovat, 420 - Jardim Esplanada
CEP: 86975-000 - Mandaguari - PR
Fone: (44)3233-8800
Entre em contato conosco
Copyright © 2015 COCARI - Todos os direitos reservados