WebMail  


Previsão do Tempo

23/10/2017 - Segunda-feira

Apucarana

25
17
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Aquidaban

24
15
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Bom Sucesso

26
19
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Borrazópolis

24
12
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Cambira

24
17
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Campo Alegre de Goiás

29
20
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Catalão

25
18
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Cristalina

27
19
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Jovens aprendizes têm oportunidade de emprego na COCARI

10/07/2017 - 11:46:01  Cocari
Redação da C7 Comunicação


Em diversos setores da Cocari, da sede e das indústrias, estudantes exercem atividades administrativas. Eles fazem parte do Programa Jovem Aprendiz Cooperativo, desenvolvido pelo Sescoop – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, com apoio da Fafiman – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari, sendo realizado em parceria com a Cocari, que possibilita o ingresso no mercado de trabalho. Em Mandaguari, a iniciativa também é realizada em parceria com a Sicredi Agroempresarial PR/SP  e ainda com a Cooperativa Central Aurora Alimentos. Na Cocari, o programa é promovido desde 2006, sendo que, atualmente, 40 jovens exercem atividades na cooperativa. 


Preparando para o mercado


O programa consiste em mil horas de aprendizagem (teoria e prática), que tem como objetivo principal preparar os jovens para o mercado de trabalho. “Diante de um mercado extremamente competitivo, esta é uma excelente oportunidade que os jovens têm para adquirir experiência”, destaca a psicóloga da Cocari, Mara Ilce Lopes Bedendo, informando que, ao final do programa, a cooperativa busca fazer com que estejam aptos a concorrer por vagas administrativas na própria cooperativa ou em outras organizações. 


A qualificação profissional oferecida é interessante tanto para o aprendiz quanto para as cooperativas. “A proposta é preparar o iniciante para desempenhar atividades profissionais e ter capacidade de discernimento para lidar com diferentes situações no mundo do trabalho”, ressalta a coordenadora do programa na Fafiman, Rosangela Aparecida Paulino de Oliveira. Entre outras atribuições, à Fafiman cabe a contratação de instrutores que ministrarão os respectivos módulos; e o acompanhamento da assiduidade às aulas, mantendo todo o controle acadêmico dos alunos.


Evolução das metodologias


Professora universitária há 15 anos, e há cinco atuando em programas de jovens aprendizes, Isabella Tamine Parra Miranda ministra aulas de Marketing, Vendas e Compras, e afirma ter percebido ao longo dos anos a evolução no processo de capacitação para o mercado de trabalho. “O modelo utilizado atualmente é eficaz e proporciona atividades teóricas e práticas, envolvendo temas que contribuem para a formação e o desenvolvimento de habilidades profissionais”, aponta.


Isabella cita uma atividade aplicada aos aprendizes, que exigia habilidade na oferta de produtos ao mercado, em que eles tinham que compreender o público-alvo, preço do produto, estratégia de comercialização, isso com o agravante de se tratar de produtos fictícios de difícil venda, e a tarefa apresentou excelente resultado. “É uma experiência gratificante atuar com esses jovens porque contribuímos para o crescimento pessoal e, consequentemente, profissional deles”, avalia. 


Os professores atuantes no processo de capacitação também precisam falar a linguagem dos jovens, de forma a motivá-los, utilizando estratégias que façam com que se interessem pelo processo de formação que estão passando. “Esse processo oportuniza a mudança de vida por meio da inserção dos estudantes no ambiente organizacional e da capacitação que recebem”, acrescenta Isabella.


Oportunidade única


João Victor Guedes Duda tem 16 anos e é jovem aprendiz na Fábrica de Rações da Cocari, seu primeiro emprego. Ele cursa o terceiro ano do ensino médio e pretende ingressar em uma faculdade de engenharia mecânica no próximo ano. “O programa é ótimo, ofereceu uma chance única de saber como funciona uma empresa, ter acesso ao mercado de trabalho e conhecer um pouco do ‘mundo dos adultos’, nos ensinando a ser mais responsáveis”, declara o jovem. “Se não fosse pelo programa, eu poderia até estar trabalhando, mas teria encontrado mais dificuldades, pela minha idade, e não teria o mesmo aprendizado”, aponta. 


Ele aconselha aos jovens que já têm idade para ingressar no Programa Jovem Aprendiz Cooperativo, que não percam essa chance e elenca os benefícios. “O programa oferece ótimas condições de trabalho, oportunidades de aprendizado, experiência profissional, além de abrir as portas para o tão falado mercado de trabalho, dando ênfase à importância de estudar”, pondera João Victor.

Últimas Notícias

 
COOPERATIVISMO IMPRENSA
 
RECURSOS HUMANOS CONTATO
 
 
COCARI
COCARI - Cooperativa Agropecuária e Industrial
Rua Lord Lovat, 420 - Jardim Esplanada
CEP: 86975-000 - Mandaguari - PR
Fone: (44)3233-8800
Entre em contato conosco
Copyright © 2015 COCARI - Todos os direitos reservados