WebMail  

Safra apresenta bons resultados para cooperados e para a COCARI

25/04/2017 - 11:33:28  Cocari
Redação da C7 Comunicação


É muito bom ver de novo o brilho no olhar dos produtores frente ao cenário das lavouras de soja, bastante diferente do que se viu na safra passada. 


Em todas as regiões que compõem a área de ação da Cocari, assim como em todo o Estado do Paraná e na maior parte do Brasil, a safra de verão está sendo marcada por ótimas produtividades. 


A média de produção entre os cooperados da Cocari está em torno de 62 sacas por hectare. 


A combinação que possibilitou esse resultado inclui o clima favorável e a atenção redobrada que se deu as lavouras.


Ótima produtividade


As orientações das equipes técnicas da cooperativa foram seguidas à risca, fazendo com que as lavouras mostrassem excelente potencial produtivo. A colheita da soja, que começou em meados de janeiro, caminha para a etapa final, marcando um recebimento recorde nas unidades da Cocari, tanto no Paraná quanto em Goiás. 


“Em quase todas as regiões, a média de recebimento ultrapassou as expectativas, com ótimos índices”, aponta o superintendente de Operações PR, Geraldo Cesar Semensato. Isso representa clara demonstração de confiança dos produtores. A cooperativa faz sua parte, dando todo o suporte necessário, inclusive nos momentos críticos de depressão de safra, amparando e promovendo formas de recuperação do produtor. “O cooperado responde movimentando sua produção com a cooperativa”, salienta Geraldo Semensato.


De olho na próxima safra


Os resultados da safra de verão são animadores, mas, de acordo com o superintendente de Logística Integrada da Cocari, Jacy Cesar Fermino da Rocha, é preciso seguir planejando o próximo plantio, de forma que o Departamento Técnico da cooperativa (Detec) já está passando orientações aos produtores. “Desde a escolha das cultivares mais apropriadas para cada macro e microrregião, passando por análises do zoneamento agroclimático e de solos, os profissionais do Detec estão se antecipando no mapeamento das recomendações que antecedem o plantio”, destaca Jacy. 


Cabe ao Detec também antever as orientações necessárias aos agricultores e ainda acompanhar relatórios de safra nacional e internacional sobre as commodities agrícolas, para melhor direcionar os cooperados com relação às expectativas de mercado.


Diretrizes técnicas


Conforme ressaltou o superintendente de Logística Integrada, para aqueles que estão investindo na cultura do milho, é necessário prosseguir com a condução com olhar atento ao monitoramento de pragas e doenças.


De acordo com Jacy, para a cultura do trigo, é preciso realizar manejo de plantas daninhas infestantes na fase inicial da cultura, conduzindo procedimentos contra pragas e doenças. Além disso, os produtores devem realizar um planejamento tecnológico de insumos agrícolas para a triticultura. Também é importante investir em um projeto de seguro agrícola para a cultura do trigo.


Os agrônomos e técnicos agrícolas já estão desenvolvendo trabalhos em campo, com fornecedores parceiros, para a realização de dias de campo direcionados às culturas de milho safrinha e trigo. Outras maneiras de repassar informações imprescindíveis aos produtores é com palestras técnicas promovidas nos entrepostos, sempre com o intuito de levar novas ferramentas e tecnologias aos agricultores, que já precisam começar a planejar a comercialização de grãos originados pela safra de verão 2017/2018.

Últimas Notícias

 
COOPERATIVISMO IMPRENSA
 
RECURSOS HUMANOS CONTATO
 
 
COCARI
COCARI - Cooperativa Agropecuária e Industrial
Rua Lord Lovat, 420 - Jardim Esplanada
CEP: 86975-000 - Mandaguari - PR
Fone: (44)3233-8800
Entre em contato conosco
Copyright © 2015 COCARI - Todos os direitos reservados