WebMail  

Conab confirma série de leilões para aquisição de milho de MT

19/04/2017 - 18:45:00 



São Paulo, 19 - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) confirmou nesta quarta-feira, 19, que fará uma série de leilões de Contrato de Opção de Venda de milho e que poderá ser adquirido até 1 milhão de toneladas do grão de Mato Grosso. A iniciativa foi autorizada pelo Conselho Interministerial de Estoques Públicos (Ciep) e publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU), pela Portaria Interministerial nº 799.

A portaria estabeleceu como preço de venda o valor de R$ 17,87/saca para o cereal das safras 2016/17 e 2017. "Os produtores terão até 15 de setembro deste ano para exercer o direito de venda do produto à Conab. O primeiro leilão deve ocorrer nas próximas semanas", informou a instituição.

O Ciep autorizou também, conforme informado mais cedo pelo Broadcast Agro, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, a aplicação de até R$ 500 milhões em instrumentos de apoio à comercialização de milho, como o Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural e/ou sua Cooperativa (Pepro) e o Prêmio para Escoamento de Produto (PEP). A medida também está publicada na Portaria Interministerial nº 800 do DOU desta quarta.

A Conab justifica as medidas, dizendo que os estoques de passagem nesta safra podem atingir 19,9 milhões de toneladas, em função da colheita 37,5% maior do cereal no ciclo 2016/17, com 91,4 milhões de toneladas, conforme projeções da própria instituição. "Além disso, o setor de produção animal, principal mercado consumidor de milho, não deve registrar elevação de demanda na mesma proporção", avaliou o gerente de Produtos Agropecuários da Conab, Thomé Guth.

Outro aspecto a ser considerado, mencionou, é o fluxo de exportações. "Até o momento, as negociações antecipadas de milho não superaram 43% em Mato Grosso - principal Estado produtor e exportador - e novas negociações seguem travadas por causa da perspectiva de preços abaixo do mínimo", comentou.

Últimas Notícias

 
COOPERATIVISMO IMPRENSA
 
RECURSOS HUMANOS CONTATO
 
 
COCARI
COCARI - Cooperativa Agropecuária e Industrial
Rua Lord Lovat, 420 - Jardim Esplanada
CEP: 86975-000 - Mandaguari - PR
Fone: (44)3233-8800
Entre em contato conosco
Copyright © 2015 COCARI - Todos os direitos reservados