WebMail  


Previsão do Tempo

23/11/2017 - Quinta-feira

Apucarana

29
15
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Aquidaban

27
17
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Bom Sucesso

30
17
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Borrazópolis

30
13
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Cambira

28
15
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Campo Alegre de Goiás

26
18
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Catalão

29
20
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Cristalina

24
17
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Jovens da COCARI em ações que multiplicam sorrisos

19/01/2017 - 15:11:27  Cocari
Redação da C7 Comunicação


O sentimento de solidariedade com o próximo é uma constante na vida dos jovens que vivem o cooperativismo no seu dia a dia. Mas o espírito natalino dá significado especial às boas ações. Quem pratica descobre que a sensação é muito melhor para aqueles que ajudam do que para os ajudados. E a alegria contagiante desses momentos é percebida nos jovens da Cocari, que a cada ano reúnem novos apoiadores, multiplicando resultados e sorrisos também.


No mês de dezembro, a Liderança Jovem, em mais uma ação do Projeto Pegadas Solidárias, se mobilizou às vésperas do Natal, organizando grupos em suas regionais de origem, para dedicar tempo, carinho e atenção a idosos em asilos localizados em suas comunidades.


Confira algumas das iniciativas realizadas por jovens líderes da Cocari. 


Carinho essencial


A emoção tomou conta dos idosos durante a visita dos jovens de Cruzmaltina e Faxinal na ação solidária. O grupo realizou um café da tarde no Asilo São Vicente de Paula, de Faxinal, levando pessoas para tocar sanfona, pandeiro e violão, relembrando os bailes na época da juventude dos vovôs e vovós do asilo. 


“Foi muito gratificante ver a felicidade estampada no rosto daquelas pessoas que, muitas vezes, só de cumprimentá-las, cai uma lágrima dos seus olhos”, conta Daniana Maria Avelar. “O sentimento é inexplicável, só estando lá, e vendo a alegria, percebemos o quanto somos importantes para eles, mesmo sendo desconhecidos”, relata. “Ainda mais sabendo que essa tarde de alegria que levamos é, muitas vezes, a única visita que recebem, nosso carinho é essencial”, assegura.


Para Daniana é difícil descrever o sentimento vivido durante essas visitas, e ela resume. “Teve uma senhora, de cadeira de rodas, que não falava. E assim que cheguei para perguntar como ela estava, começou a sorrir e a chorar”, ilustra Daniana, emocionada. São momentos que os jovens levarão sempre no coração.


Sensação de bem-estar


Paulo Augusto Vendrametto Dariva, da regional São Pedro do Ivaí, descreveu a sensação de bem-estar que sentiu durante a visita que integrantes da Liderança Jovem da Cocari fizeram ao Asilo São Lourenço, em São João do Ivaí. “Foi uma sensação boa a de ajudar a quem precisa, dando atenção e carinho aos moradores do asilo”, aponta.


Os jovens da regional também doaram alimentos para a instituição, podendo colaborar com pessoas que tanto necessitam. “Doamos os alimentos e pudemos, de alguma maneira, ainda ajudar emocionalmente os idosos”, frisa. 


Paulo destacou que qualquer ação, por mais simples que seja, com intenção de ajudar, é muito valiosa. “Os velhinhos são muito bonzinhos e nos receberam muito bem. Levamos momentos de alegria para eles. Gostei de participar dessa boa ação”, reforça. Foi um dia bastante importante tanto para os idosos quanto para os jovens da Cocari.


Toda forma de ajuda é importante


Para Fernando Rosseto, da regional Mandaguari, a visita aos idosos do Asilo São Vicente de Paula foi gratificante. “Ver a alegria nos olhos deles não tem preço”, declara. “Muitos, ou a maioria, não têm família, não recebem visitas, então quando chegamos ao local, numa simples ação, como o café da manhã que fizemos este ano, para eles não tem coisa mais gratificante. Ver um sorriso no rosto, com uma simples conversa, um carinho, faz parecer que realizamos o bem para eles, mas, na verdade, eles é que fazem muito bem para nós”, garante. 


Fernando diz ter ficado impressionado de ver que, mesmo com tantos problemas, os internos estão sempre  com um sorriso no rosto. “Isso não tem explicação. Saí de lá emocionado pela simplicidade deles, e com o sentimento de dever cumprido por proporcionar uma manhã diferente, que muda nossa maneira de pensar e de agir no dia a dia”, aponta. 


Ele aproveita a própria experiência para aconselhar outros jovens. “Sempre que puderem, façam uma visita, não só aos asilos, mas em qualquer entidade que precise de ajuda. Façam uma campanha de arrecadação de alimentos ou roupas, toda forma de ajuda é muito importante. Mesmo que seja apenas para levar um carinho, conversar, isso será bem-vindo e tornará o dia deles mais feliz, e o nosso também”, afirma Fernando. Levando alegria e muito carinho, os jovens transformaram o que seria um dia comum, em uma data especial para os moradores do asilo. 


Ato de amor


Na regional Kaloré, os jovens percorreram as ruas recolhendo doações por toda a cidade. Monise Karoline Leocádio fez parte do grupo e se disse impressionada em ver o envolvimento e disponibilidade da comunidade em ajudar às pessoas carentes. “Foi incrível. Os jovens se uniram, sendo muito prestativos e solidários”, destaca. “Recolhemos doações de casa em casa, e vimos o quanto as pessoas se sensibilizaram, doaram o que tinham, por simples ato de amor, para ajudar o próximo”, analisa a jovem. 


Monise faz uma análise profunda da ação solidária. “Ao ajudarmos a quem realmente precisa, Deus nos proporciona a esperança de que, um dia, todos irão saber amar uns aos outros”, conclui. Lição que os integrantes da Liderança Jovem estão ajudando a construir em suas comunidades.

Últimas Notícias

 
COOPERATIVISMO IMPRENSA
 
RECURSOS HUMANOS CONTATO
 
 
COCARI
COCARI - Cooperativa Agropecuária e Industrial
Rua Lord Lovat, 420 - Jardim Esplanada
CEP: 86975-000 - Mandaguari - PR
Fone: (44)3233-8800
Entre em contato conosco
Copyright © 2015 COCARI - Todos os direitos reservados