WebMail  


Previsão do Tempo

24/08/2017 - Quinta-feira

Apucarana

28
14
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Aquidaban

28
17
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Bom Sucesso

29
16
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Borrazópolis

27
17
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Cambira

27
14
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Campo Alegre de Goiás

26
13
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Catalão

28
16
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Cristalina

24
12
temp.
iconemanhã
iconetarde
iconenoite

Nossa História


Era década de 1960. O café estava no auge de sua produção na região norte do Paraná, quando um grupo de 20 agricultores se organizou, buscando melhores condições de comercialização. Assim, em 7 de fevereiro de 1962, nascia a Cooperativa dos Cafeicultores de Mandaguari Ltda. O grupo era liderado por Dr. Oripes Rodrigues Gomes, figura importante na trajetória histórica da Cocari.

Os cafeicultores foram sendo atraídos pelas justas propostas da cooperativa e os avanços não tardaram. Gradativamente, a diversificação de serviços aos cooperados foi abrindo novas perspectivas de mercado, e sua área de atuação foi se expandindo.

O crescimento foi uma consequência natural. A década de 1970 foi marcada por importantes conquistas no Paraná, como o primeiro armazém de grãos, construído em 1973, em Mandaguari, e a fundação do primeiro entreposto da Cocari, em Itambé, no ano de 1975. No ano seguinte foi fundado o entreposto de Marialva.

A expansão da cooperativa acontecia em ritmo frenético. Na década de 1980 outros entrepostos foram fundados, dessa vez em Jandaia do Sul, Bom Sucesso, Marumbi, São Pedro do Ivaí, Aquidaban, Kaloré, Mariza e São Luiz. Em 1984 tiveram início os negócios da cooperativa nas regiões de Goiás, com a abertura do entreposto de Cristalina.

A década de 1990 foi marcada por grandes transformações no cenário político e econômico nacional. Foi um período de instabilidade, durante o qual, duros golpes atingiram a cooperativa. O momento era delicado e exigia cautela nos investimentos. Ainda assim, mais um entreposto foi instalado em Cruzmaltina.

A Cocari chegou ao ano 2000 com nova Diretoria, nova visão de negócios, e um cuidadoso plano de reestruturação da cooperativa, com expansão para o setor agroindustrial. Surgia uma nova Cocari, com olhar voltado para o futuro e com ações enérgicas, no firme propósito de reestruturar a verdadeira essência de cooperativismo. Naquele ano, foram instalados quatro novos entrepostos, nos municípios de Cambira, Faxinal, Marilândia do Sul e Borrazópolis.

No mesmo dia em que completava 42 anos de sua fundação, em 7 de fevereiro de 2004, a Cocari realizou sua Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária na Associação Atlética Cocari, em Mandaguari, com a presença de aproximadamente 300 cooperados,  e foi decidido pela mudança da razão social. A sigla Cocari continuaria, mas o nome passou de Cooperativa dos Cafeicultores de Mandaguari Ltda., para Cocari – Cooperativa Agropecuária e Industrial. Sua atuação abrangeria oficialmente uma parcela consideravelmente maior da agricultura. Nos anos que seguiram, a administração da Cocari ampliou a visão de mercado, avançando de forma estratégica. Modernização foi a palavra de ordem na cooperativa.

A Assembleia Geral Extraordinária realizada no final de 2007 aprovou a alienação da Destilaria de Álcool da Cocari, localizada no distrito São Miguel do Cambuí, em Marialva. Com isso, ficou decidido que a cooperativa iria investir em novos empreendimentos que beneficiassem um número maior de cooperados. Foi então que, em 2009, uma nova fase de investimentos foi iniciada na Cocari, quando seus entrepostos foram modernizados ou ampliados. Naquele ano, a Cocari investiu em uma nova unidade, em Placa Luar, e retomou suas atividades em Goiás, constituindo, dessa forma, a Divisão Cerrado, com os entrepostos de Cristalina e Campo Alegre de Goiás.

O ano de 2010 foi destinado a cumprir quase que a totalidade dos compromissos assumidos na Assembleia Geral Extraordinária de 2007. Entrou em atividade o Centro de Treinamento Avícola (CTA), destinado à capacitação dos associados integrados na criação de frangos de corte; foram inauguradas duas Fábricas de Rações, sendo uma exclusiva para a linha pet food e outra específica para a produção de rações para aves, e teve início a construção da Unidade Industrial de Aves (UIA). 

No decorrer de 2011 e 2012 continuaram sendo colhidos os frutos dos investimentos, com a ampliação da área de ação da cooperativa. No Paraná, na unidade de Aquidaban foi construída a estrutura de armazenagem e mais uma unidade foi inaugurada, no distrito Caixa de São Pedro, em Apucarana.

A Divisão Cerrado também cresceu. Foi construída unidade com estrutura completa em Santo Antônio do Rio Verde. Além de Cristalina, Campo Alegre de Goiás e Santo Antônio do Rio Verde, a cooperativa já atua com entreposto no município de Silvânia, onde deu início à construção de unidade com estrutura completa, também com capacidade para armazenar a produção dos cooperados.

A Cocari completou 50 anos, em fevereiro de 2012, e segue firme, num ciclo virtuoso de constante investimento e crescimento.

Em 2013 entrou em operação a Unidade Industrial de Aves (UIA), empreendimento que deve incentivar ainda mais a adesão de produtores no segmento avícola, contribuindo para o desenvolvimento dos associados e da região.

A cooperativa continua fomentando a avicultura e o plantio de eucalipto como opções de diversificação das propriedades rurais da região, ao mesmo tempo em que potencializa a verticalização da produção de grãos dos cooperados. 

Nos últimos 15 anos, a Cocari tem alcançado números recordes de faturamento. Apoiadas num modelo de gestão profissionalizada, as metas de crescimento são cada vez mais ousadas, o que mantém seu patrimônio líquido em patamares respeitáveis.

 
COOPERATIVISMO IMPRENSA
 
RECURSOS HUMANOS CONTATO
 
 
COCARI
COCARI - Cooperativa Agropecuária e Industrial
Rua Lord Lovat, 420 - Jardim Esplanada
CEP: 86975-000 - Mandaguari - PR
Fone: (44)3233-8800
Entre em contato conosco
Copyright © 2015 COCARI - Todos os direitos reservados